Apresentação


Em pesquisa, para ser possível descobrir e posteriormente criar, é necessário, inicialmente, analisar a realidade e questioná-la. Essas etapas precisam ser pautadas em bases científicas, as quais representam a direção que guia docentes e discentes à compreensão e à transformação da realidade.

No ambiente acadêmico, cabe à pesquisa: fortalecer o espírito da investigação científica; promover a interpretação e a produção de conhecimento crível, científico; incentivar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de tecnologias; estimular a inovação, o desenvolvimento de processos e produtos; fomentar o pensamento reflexivo e criativo, bem como o crescimento intelectual, social, econômico, entre outros.

A partir do envolvimento de docentes e discentes no movimento da pesquisa, o ensino é fortalecido. O despertar discente para a curiosidade, a inquietude e o desejo de descoberta e criação, auxiliam no processo de construção do sujeito histórico-social comprometido com a transformação da realidade.

Coordenação

Prof. Me. Tobias Jun Shimosaka [email protected] 


Editais

Edital 012/2020 | Seleção de Projetos para Concessão de Apoio à Pesquisa Científica e à Iniciação Científica | Inscrições até 11 de fevereiro de 2021.


Comitê de Ética em Pesquisa