Estudo de iniciação científica realizado pelo UNIDEP resulta na criação de um blog, um e-book e um documentário em fase final de produção, financiado pela Lei Paulo Gustavo
13/6/2025
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Entre os projetos desenvolvidos por meio dos editais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), destaca-se a pesquisa “Tecidos identitários: a influência publicitária na construção da moda feminina na região do sudoeste do Paraná na década de 1980”, conduzida pela acadêmica Suelen Oldoni, do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), sob orientação da professora Dra. Jozieli Cardenal Suttili. Esta é mais uma pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (GEPCOM).
A pesquisa busca compreender como a publicidade influenciou práticas de consumo e representações identitárias por meio do vestuário, revelando apropriações midiáticas e sociais que marcaram a moda feminina da década de 1980 no Sudoeste do Paraná. Com abordagem qualitativa e exploratória, o estudo combina entrevistas etnográficas com mulheres das cidades de Pato Branco, Capanema e Planalto, e análise semiótica dos meios comunicacionais da época. Os referenciais teóricos mobilizados incluem autores como Mikhail Bakhtin, Charles Peirce e Jesús Martín-Barbero, especialmente os conceitos de signo, mediação, recepção e mapas noturnos.
Segundo a acadêmica Suelen Oldoni, as entrevistas revelaram que, mais do que seguir tendências, as mulheres da época moldavam a moda com criatividade e resistência, mesmo diante de desigualdades econômicas e culturais. “Era comum mandar fazer roupas sob medida. A máquina de costura ocupava um lugar central na casa: era uma ferramenta de trabalho, mas também um símbolo de autonomia e afeto. Algumas entrevistadas lembram com emoção a primeira vez que viram uma mulher usando calça comprida, por exemplo”, relata. A pesquisa também evidenciou a ausência de produtos voltados ao tom de pele negra, apontando para lacunas de representatividade nos meios de consumo e comunicação.
Esta é a primeira pesquisa acadêmica realizada na região, voltada à relação entre moda e comunicação, a partir da perspectiva etnográfica da publicidade e propaganda. Ao reconhecer o vestuário como linguagem carregada de sentidos sociais e culturais, o estudo oferece embasamento para novos trabalhos na área, além de ampliar o repertório de narrativas consideradas relevantes na comunicação social e na academia. “A moda aqui é vista como prática comunicacional, como memória viva e expressão de identidade”, afirma Suelen.
Para realizar a pesquisa, Suelen bolsista do Programa de Bolsas para Iniciação Científica (ProBIC) da PROPPEXII. Para ela, o apoio institucional foi essencial para o desenvolvimento do estudo. “A vivência proporcionada pela iniciação científica fortaleceu minha autonomia intelectual e me permitiu aprofundar um tema com o qual tenho afinidade. Iniciativas como essa mostram o compromisso do UNIDEP com a produção de conhecimento e o protagonismo acadêmico”, destaca.
Resultados
A investigação resultou em três produtos comunicacionais: um blog já disponível ao público (projetoentrelinhas.com.br), um e-book e um documentário atualmente em fase final de produção, que contou com recursos da Lei Paulo Gustavo para sua viabilização. O documentário reunirá relatos e interpretações críticas sobre os modos de vestir e suas relações com identidade, memória, mídia e gênero.
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Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Contato: [email protected]