Sete trabalhos foram aprovados e apresentados no Congresso, de autoria de acadêmicos e docentes, com apoio do programa Afycionados por Ciência
28/5/2025
Compartilhe
Entre os dias 16 e 17 de maio, acadêmicos e docentes do curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) participaram do 14º Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica (CCPEM), consolidando o movimento voltado à pesquisa, inovação e formação médica realizado na Instituição. Com o tema “Avaliação transformadora: potencializando o ensino e a aprendizagem”, a programação ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Com sete trabalhos científicos aprovados e apresentados nas modalidades oral e pôster, o UNIDEP destacou-se na programação oficial do evento. As produções envolveram temas ligados ao desenvolvimento docente, metodologias de ensino-aprendizagem, avaliação, responsabilidade social e inovações tecnológicas aplicadas à educação médica.
A participação foi viabilizada com o apoio do programa Afycionados por Ciência, que incentivou a produção e socialização do conhecimento por parte dos estudantes. A coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica, professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, destaca o impacto da participação no Congresso:
“A presença do UNIDEP no CCPEM evidencia o protagonismo docente e discente no processo formativo, o que contribui diretamente para a qualidade da educação médica. Esses congressos ampliam a vivência acadêmica, estimulam a produção de conhecimento e promovem a socialização das pesquisas e ações extensionistas desenvolvidas por discentes e docentes, fortalecendo a cultura da pesquisa na Instituição”, destaca.
Trabalhos apresentados pelo UNIDEP no 14º Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica:
Formação para a Docência de Professores Médicos no Brasil: uma revisão de escopo
Autores: Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues, Graziela Scopel, Maria Stella Alves Nogueira, Maiara Cristina de Cesaro
Eixo: Desenvolvimento Docente
Modalidade: Apresentação Oral.
A importância da metodologia por repetição espaçada na formação acadêmica dos médicos
Autores: Julio Pereira de Sá Neto, Vilson Geraldo de Campos, Adrieli Signorati, Gabriel Mânica Malfatti
Eixo: Ensino e Aprendizagem
Modalidade: Pôster.
Desafios do planejamento da carreira acadêmica médica
Autores: João Gabriel Moratelli Vanin, Gabriel Mânica Malfatti, Adelino Ricardo dos Santos Neto, Guilherme Bizolo, Adrieli Signorati, Vilson Geraldo de Campos
Eixo: Desenvolvimento Docente
Modalidade: Apresentação Oral.
O impacto das inovações tecnológicas no ensino da saúde
Autores: Julio Pereira de Sá Neto, João Gabriel Moratelli Vanin, Gustavo Vasconcelos Barroso, Adrieli Signorati, Vilson Geraldo de Campos
Eixo: Ensino e Aprendizagem
Modalidade: Pôster.
Impressões dos alunos de curso de Medicina sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas
Autores: Guilherme Bizolo, Gabriel Mânica Malfatti, Adelino Ricardo dos Santos Neto, João Gabriel Moratelli Vanin, Adrieli Signorati, Vilson Geraldo de Campos
Eixo: Avaliação na Educação na Área da Saúde
Modalidade: Apresentação Oral.
Curricularização da Extensão no curso de Medicina
Autores: Gabriel Mânica Malfatti, Adrieli Signorati, Adelino Ricardo dos Santos Neto, Guilherme Bizolo, João Gabriel Moratelli Vanin, Vilson Geraldo de Campos
Eixo: Responsabilidade Social
Modalidade: Apresentação Oral.
Realidade Virtual e Simulação no Ensino de Procedimentos Médicos
Autores: Adelino Ricardo dos Santos Neto, Gabriel Mânica Malfatti, Guilherme Bizolo, João Gabriel Moratelli Vanin, Adrieli Signorati, Vilson Geraldo de Campos
Eixo: Ensino e Aprendizagem
Modalidade: Apresentação Oral.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Contato: [email protected]