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Curso de PP apresenta quatro artigos científicos no Intercom 2018

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O curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (FADEP) participou do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Intercom Sul 2018, realizado no último final de semana, de 29 de junho a 01 de julho, na FAG – Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, em Cascavel - PR. Além da troca de conhecimento oportunizada pela programação, que tinha como tema central “Desigualdades, Gêneros e Comunicação”, o curso apresentou quatro artigos científicos, produzidos por alunos e professores de PP da FADEP.

Para a professora Jozieli Cardenal, a participação confirmou o potencial dos acadêmicos e dos projetos que estão sendo realizados no curso, voltados à iniciação científica. “O Intercom é um dos principais congressos da área de Comunicação do País, por isso é sempre muito gratificante participar da programação e ter artigos compartilhados com professores e estudantes de outras instituições. Ficou evidente, também, a importância de estudos que abordam o papel social da publicidade, justamente a principal problemática dos artigos que apresentamos nesta edição”, avalia a professora, que apresentou o artigo “O apelo emotivo em narrativas publicitárias no meio digital”, escrito juntamente com o professor Janderle Rabaiolli, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

As acadêmicas Edriane Maciel e Gisele Tresoldi apresentaram o artigo “Violência contra mulher: um olhar publicitário a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo Creas de Pato Branco (PR)”. “Foi uma experiência muito interessante, no início ficamos nervosas, mas percebemos que estávamos tão preparadas quanto os acadêmicos das demais instituições. Ouvir o feedback positivo dos professores e do público presente foi muito emocionante, pois foi um semestre inteiro pesquisando, escrevendo e arrumando o artigo para esse momento. Ouvir que tudo valeu a pena e que representamos o nosso curso, foi muito gratificante”, destaca Gisele.

O artigo intitulado “O papel da Linguagem de Sinais na inclusão social de surdos na cidade de Pato Branco (PR): uma perspectiva publicitária”, foi apresentado pelos acadêmicos Luis Fernando Canton e Vitória Luiza Ramos. “Acho que, acima de tudo, a oportunidade de aprender com outros profissionais da Comunicação em oficinas, workshops e nos debates, foi incrível. Além disso, foi muito pertinente discutir com alunos de cidades, instituições e mesmo realidades diferentes, colocando o tema da nossa pesquisa diante de novas perspectivas. Voltei certa da importância da academia para encontrarmos novas soluções, para diferentes demandas sociais e, também, para a nossa formação pessoal, como cidadãos, bem como para a construção de um mundo melhor, num aspecto geral”, conta Vitória.

O artigo “Adoção tardia: uma visão humanizada da publicidade sobre um ato de amor”, foi apresentado pelo acadêmico Dalton Colla. “Fiquei muito feliz quando o professor responsável pela minha sessão disse que o nosso vídeo tem qualidade para disputar festivais de filmes publicitários. Foi uma experiência única”, comenta o acadêmico.

Os artigos

Os artigos foram produzidos no semestre passado, na disciplina de Projeto Experimental I, com orientação dos professores Gelson Barbosa e Jozieli Cardenal. Na ocasião, os alunos, que estavam no 6º período, abordaram temas sociais e suas relações com a Publicidade e Propaganda, a partir da produção de vídeos publicitários.

O artigo “Adoção tardia: uma visão humanizada da publicidade sobre um ato de amor”, de autoria dos alunos Dalton Colla, Gabriel Corona, Gislaine Lise e Jeniffer Oliveira, abordou aspectos e perfis desejados na adoção de crianças e adolescentes no Brasil.

No artigo “Violência contra mulher: um olhar publicitário a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo Creas de Pato Branco (PR)”, os acadêmicos Edriane Maciel, Dayanne do Nascimento, Gisele Tresoldi e Lucas Bello, debateram a importância do acolhimento de mulheres em situação de violência.

Já o artigo “O papel da Linguagem de Sinais na inclusão social de surdos na cidade de Pato Branco (PR): uma perspectiva publicitária”, escrito pelos acadêmicos Aliny Sara Carneiro Santos, Luis Fernando Canton, Thaliane Laise Veigas e Vitória Luiza Ramos, evidenciou a importância da inclusão dos surdos nos setores e serviços públicos, problematizando a demanda por intérpretes.

Em breve, as publicações estarão disponíveis nos anais do congresso e poderão ser acessadas no endereço: http://www.portalintercom.org.br

Matéria: Jozieli Cardenal


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