Notícias
Diversidade

UNIDEP reúne entidades para debater igualdade racial e ações afirmativas

Compartilhe

Nesta quinta-feira (08/05), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) reuniu representantes da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná e do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) para um encontro que debateu a promoção de ações afirmativas voltadas à igualdade racial no UNIDEP e no município de Pato Branco.

O evento foi mediado pela assessora especial da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, professora Clemilda Santiago Neto. “Momentos como este são fundamentais para promover o diálogo, fortalecer a escuta e construir ações concretas de combate ao racismo, envolvendo universidades e diferentes setores da sociedade”, destacou.
O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná, Aloísio Justino do Nascimento, também participou e reforçou a relevância do letramento racial. “Este é um processo contínuo, necessário para desconstruirmos práticas discriminatórias e avançarmos rumo a uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

O encontro contou ainda com a participação, de forma híbrida, do promotor de Justiça Rafael Osvaldo Machado Moura, do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier) do Ministério Público do Estado do Paraná, e da promotora de Justiça Amanda Ribeiro dos Santos, coordenadora do Grupo de Trabalho de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do MPPR.

Realizado na sede da APP-Sindicato Pato Branco, o encontro reuniu representantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UTFPR (NEABI-UTFPR), do Coletivo Identidade Preta, da Associação dos Imigrantes Haitianos de Pato Branco e líderes de religiões de matriz africana, além de integrantes da comunidade acadêmica do UNIDEP.

“A promoção da igualdade racial exige compromisso, diálogo e ação. Como Instituição de Ensino, o UNIDEP tem o papel de impulsionar essas discussões e transformar a educação em uma ferramenta de combate ao racismo estrutural, institucional e religioso. Seguiremos fortalecendo iniciativas que promovam a equidade e o respeito à diversidade na nossa comunidade acadêmica e da sociedade”, finaliza a professora Ornella Bertuol, reitora do UNIDEP.

------------

Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo