27/3/2019
Compartilhe
Em atividade desde 2013, o Consórcio STHEM Brasil tem o objetivo de investir na formação de professores, fortalecendo o engajamento e melhorando o aprendizado dos estudantes, através do uso das metodologias ativas. Reunindo, atualmente, mais de 40 Instituições de Ensino Superior, incluindo as instituições que fazem parte da Afya Educacional, o consórcio mantém uma agenda permanente de formação dos professores das IES que dele fazem parte, com vistas a repensar o processo de ensino e aprendizagem, os currículos, a infraestrutura e, até mesmo, os projetos acadêmicos institucionais, tudo para potencializar a participação do aluno no processo de produção do conhecimento. Como parte das atividades voltadas para a formação continuada de docentes e para o aperfeiçoamento da utilização das metodologias ativas, na última semana aconteceu o V Fórum Anual de Inovação Acadêmica, cujas atividades foram realizadas no campus do ITPAC Palmas (TO) nos dias 21 e 22 de março. A FADEP esteve representada no encontro pelos professores Denny José Almeida Costa, coordenador do NAPED, e João Pedro Cardoso Faccio, do curso de Publicidade e Propaganda, que além de participar das plenárias e palestras, também apresentaram vários cases de utilização de metodologias ativas em diferentes cursos da instituição.
No primeiro dia V Fórum, uma programação abordando diversos temas, que começou com o lançamento dos programas internacionais do STHEM Brasil, que contou com a participação do Presidente do consórcio, Fábio Garcia Reis, do Presidente do grupo NRE, Doutor Nicolau Esteves, da Diretora assistente de inovação universitária da LASPAU/Harvardd, Colleen Silva-Hayden, e do Diretor Executivo e Assessor para Assuntos Econômicos do SEMESP, Rodrigo Capelato. Após o ato de abertura do evento, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a uma série de palestras versando sobre experiências com o uso de metodologias ativas no México, Austrália e Estados Unidos, cujo case foi apresentado pelo Doutor Fawwaz Habbal, professor sênior da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Harvard (EUA).
A utilização das metodologias ativas na FADEP
O segundo dia do V Fórum Anual de Inovação Acadêmica esteve reservado para a apresentação de trabalhos e cases pelos professores das IES participantes do consórcio. Nesse contexto, as instituições pertencentes à Afya Educacional, como a FADEP e o ITPAC, sede do encontro, foram responsáveis por aproximadamente 70% dos trabalhos apresentados, o que denota o compromisso das instituições a utilização de metodologias inovadoras e potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem. Especificamente sobre a FADEP, conforme o professor Denny Almeida, foram apresentados seis trabalhos, envolvendo os cursos de Engenharia, Publicidade e Propaganda, Medicina, além do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED). “A capacitação no início deste semestre na FADEP, ministrada após a visita de um grupo de professores do grupo Afya à Finlândia, fez com que nossos professores rapidamente passassem a considerar as metodologias ativas como parte fundamental de nossas práticas pedagógicas, e o trabalho da professora Keli Starck, gerado justamente a partir dessa capacitação, demonstra que estamos no caminho certo”, ressaltou Denny.
Para o professor João Faccio, o encontro serviu para demonstrar que a utilização de metodologias já é parte do dia a dia dos professores da FADEP. “A boa receptividade que tivemos nos deu a certeza de que o uso de metodologias ativas é uma prática crescente e irreversível de nossos docentes”, destacou Faccio, lembrando que o ensino colaborativo e a troca de experiências entre as instituições presentes ao evento são de grande importância para a FADEP, uma das mais novas integrantes do grupo Afya.