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Novo modelo de questionário de avaliação institucional é debatido em encontro nacional das CPAs da Afya

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Na primeira semana de maio, nos dias 02 e 03, o professor Me. Luiz Fernando Rigatti, coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Pato Branco (FADEP), participou do 1º Encontro Nacional de Coordenadores de CPA do Grupo Afya, que aconteceu em Belo Horizonte (MG). O momento de integração, com representantes das 13 instituições de Ensino Superior do grupo, oportunizou a tomada de decisões e a construção colaborativa de novos questionários avaliativos, observando também as características de cada região do país onde as unidades estão situadas.

Entre os temas abordados, esteve o modelo de questionário de autoavaliação da CPA, para 2019, que será disponibilizado a partir de 20 de maio, para os discentes. O objetivo, segundo Luiz, foi a construção de um modelo eficiente e colaborativo, além de avaliar os impactos dos instrumentos de avaliação institucionais em cada IES da Afya. 

“Apresentamos nosso instrumento de avaliação das disciplinas, que é composto por três instrumentos menores e que ocorrem concomitantemente, em que o aluno é convidado a opinar sobre as disciplinas que está cursando. Ao reconhecer como as disciplinas contribuem para sua capacitação, o aluno também é convidado a refletir sobre sua jornada acadêmica, por meio de uma autoavaliação discente, observando como isso impacta em seu aprendizado”, enfatiza Luiz.

A contrapartida dos docentes também é enaltecida por Luiz. “O professor é convidado a participar desse momento de autoavaliação,  quando o mesmo pode refletir sobre sua caminhada docente frente a suas disciplinas. A FADEP entende que, assim, é possível fazer uma análise completa do ensino ofertado, observando cada grupo da comunidade acadêmica e compreendendo suas perspectivas e demandas”, completou.

Transformando ideias em ações

A próxima Avaliação Institucional da FADEP terá início no dia 20 de maio, com duração de 15 dias, voltada  à comunidade acadêmica, ou seja, aos alunos de todos os cursos de graduação da FADEP. O objetivo é identificar as potencialidades da Instituição, oportunizando a superação de limites para a melhoria permanente da qualidade das atividades desenvolvidas pela IES.

“Não considera-se apenas um dado isolado, mas observa-se todo um contexto de dados para compreender, de forma mais assertiva, as variáveis dos processos de avaliação institucional. A avaliação das disciplinas, por exemplo, é composta por três instrumentos, que ocorrem simultaneamente: Avaliação das Disciplinas pelos Discentes, Autoavaliação Discente e Autoavaliação Docente. Desta maneira, é possível captar informações dos envolvidos nesta atividade e também compreender suas perspectivas, especialmente quando os mesmos são convidados a se autoavaliar”, reforçou o professor Luiz.

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Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP.


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