29/5/2019
Compartilhe
Cerca de 170 docentes, de 51 Instituições de Ensino Superior, de diversas regiões do país, participam do momento de imersão educacional, voltada a práticas ativas e inovadoras de aprendizagem
A equipe da direção acadêmica da Faculdade de Pato Branco (FADEP), juntamente com representantes de professores que trabalham com metodologias ativas, estão participando da VI Semana de Formação de Professores STHEM Brasil, que acontece de 27 a 31 de maio, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), em Lorena (SP). Nesse momento de imersão educacional, cerca de 170 professores, de 51 Instituições de Ensino Superior consorciadas ao STHEM Brasil, participam de uma intensa semana de formação e troca de experiências para a qualificação do ensino.
“A nossa participação está sendo muito importante, principalmente, no compartilhamento de experiências e realidades, pois estamos com docentes e IES de várias regiões do país. Embora nossas preocupações sejam as mesmas, as formas de encaminhar as soluções variam e essa diversidade amplia muito o leque de possibilidades para a FADEP”, destaca a diretora acadêmica da FADEP, professora Ornella Bertuol.
No primeiro dia da formação (27/05), houve a presença do professor David Cohen, da University of Texas, que falou sobre aprendizagem baseada em jogos educacionais. No segundo dia (28/05), Isabel Hilliger Carrasco, diretora de Avaliação do curso de Engenharia da PUC/Chile, falou sobre aprendizagem ativa e inteligência artificial. Nesta quarta-feira (29/05), Amon Millner, da Ollin College (Massachusetts, EUA), falou sobre a importância de espaços makers para a construção do conhecimento.
Nesta quinta-feira (30/05), será a vez de Dale Johnson, da Arizona State University (ASU), falar sobre a inserção da tecnologia no ambiente acadêmico, por meio de sistemas instrutivos adaptativos. Para encerrar a programação, na sexta-feira (31/05), Adriano Canabarro Teixeira, da B-LAB Learning Space e da Universidade de Passo Fundo (UPF), abordará a capacidade humana de criar soluções por meio de mecanismos digitais, enaltecendo a condição dos alunos e docentes enquanto autores.
A diversidade dos temas, bem como a relação com a inovação educacional, é enaltecida pela diretora acadêmica da FADEP. “Os temas que estão sendo tratados refletem o que há de mais contemporâneo na educação superior, tendo como pano de fundo as metodologias ativas de aprendizagem. A partir da intervenção de professores e pesquisadores de universidades reconhecidamente qualificadas, em âmbito mundial, várias novas ideias estão surgindo para nós, representantes da FADEP e, certamente, as levaremos à discussão dos nossos pares”, enfatiza.
Além da professora Ornella, representam a FADEP, na VI Semana de Formação de Professores STHEM Brasil, a coordenadora acadêmica Carla Maria Ruedell, juntamente com os professores Denny Almeida, coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência, Docente (Naped) e Keli Starck, docente dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Software.
O Grupo Afya Educacional, qual a FADEP faz parte, integra a rede de IES consorciadas no STHEM Brasil, formada por universidades, centros universitários e faculdades, de diferentes estados brasileiros, que primam pela inovação e cooperação acadêmica, para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade. O Grupo está sendo representado, no evento, por 28 docentes, das 13 instituições que o compõem.