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Docentes da FADEP participam de encontro pedagógico voltado a projetos integradores e metodologias ativas

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Na manhã deste sábado, dia 04, os professores da Faculdade de Pato Branco (FADEP) participaram de um encontro pedagógico com o tema “O trabalho com Projetos Integradores: desafios e perspectivas”, ministrado pelo professor Me. Henrique Carivaldo de Miranda Neto, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). O momento integrou uma das iniciativas do Grupo Afya Educacional, para que as 13 instituições de Ensino Superior que pertencem ao grupo possam trocar experiências e avaliar suas práticas integradoras e o uso de metodologias ativas.

Com 34 anos de docência, o professor Henrique é doutorando em Educação e mestre em Educação Superior. Também é especialista em Gestão Empresarial, graduado em Pedagogia (em andamento), Filosofia e Letras.  Atualmente, suas pesquisas estudam problemáticas voltadas à dificuldade de aprendizagem dos docentes – que, como alunos em permanente formação, também vivenciam o processo de ensino-aprendizagem. Com isso, ele também provoca a reflexão sobre os currículos e conteúdos ofertados pelos docentes aos alunos, o que culmina na proposição de projetos integradores e na aplicação de metodologias ativas.

A partir de uma fala dinâmica e bem humorada, baseada em exemplos do dia a dia da prática docente, Henrique provocou a reflexão dos professores, demonstrando que o perfil dos alunos, na atualidade, necessita de abordagens voltadas, cada vez mais, à integração interdisciplinar com metodologias ativas. “No Ensino Superior, muito mais do que transmitir informação, estamos desenvolvendo talentos. Por isso, os alunos precisam sair dos seus cursos com habilidades e competências para exercerem suas profissões. A nossa responsabilidade, portanto, é muito grande”, pontuou.

Conforme o professor Henrique, a Educação é um processo de transformação intencional e, para isso, há métodos e técnicas que devem ser escolhidos pelo docente, que precisa definir caminhos para que o aluno possa se interessar, entender e aplicar o conteúdo. “Um desses métodos é a transposição didática”, argumentou.

O caráter transformador da Educação também foi evidenciado por Henrique, pois, para ele: “quem educa, transforma. Entramos em nossos ambientes de aprendizagem para transformar os nossos alunos em profissionais. Essa transformação, na Educação, ocorre desenvolvendo habilidades e talentos. Se o meu aluno, ao passar por mim, não se desenvolver ou se seu aprendizado não for potencializado, é porque o meu trabalho não foi eficiente”, enfatizou.

Os projetos integradores

A aprendizagem, quanto mais ativa, transforma o sujeito em formação em um sujeito capaz de aprender de forma significativa, sendo protagonista do processo. Nesse sentido, projetos integradores configuram-se como uma das formas capazes de mobilizar os alunos a aprender.

“É necessário provocar no aluno a necessidade de colocar em prática aquilo que ensinamos, caso contrário a aprendizagem não vai ocorrer. Dessa forma, os projetos integradores oportunizam a problematização, promovem questionamentos concretos e possibilitam a resolução de problemas por meio da prática ativa. Precisamos ajudar os alunos a aprender mais e melhor, seja de forma interdisciplinar, multidisciplinar ou com projetos intercursos”, salientou.

A diretora acadêmica da FADEP, Ornella Bertuol, explicou que momentos voltados à reflexão da prática docente, visando o aprimoramento ou a implementação de projetos integradores, é um projeto do Grupo Afya, mas a prática já é adotada pela FADEP há muitos anos. Contudo, nesse momento, a proposta é incentivar a interdisciplinaridade para que, cada vez mais, os cursos possuam disciplinas ou projetos integradores.

“Muito mais do que trabalhar apenas aspectos técnicos, nos voltamos a questões socioemocionais da prática docente, com foco na interdisciplinaridade, para construção de um currículo que volte-se para as competências dos alunos. A nossa preocupação é com o conhecimento, por isso trabalhamos possibilidades de aprendizagem e reflexões que demonstram a dedicação dos nossos docentes, que têm momentos específicos para aprimoramento pedagógico, como aconteceu neste sábado”, destacou Ornella.

Ornella também enalteceu a relação da realização de projetos integradores com a aplicação de metodologias ativas no Ensino Superior. “A reflexão sobre esse tema atende ao momento vivenciado pela FADEP, em que estamos buscando ampliar a implementação dessas práticas de aprendizagem. Inclusive, hoje, contamos com salas adaptadas, com infraestrutura diferenciada para receber esse tipo de modelo educacional”, completou.

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Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.


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