Notícias
Medicina

Docente se apresenta em conferência da UNESCO em Paris

Compartilhe

A professora do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Ma. Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues, docente do curso de Medicina e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), participou como conferencista da High Level Policy Conference – Youth as Researchers on Covid-19, evento acadêmico-científico realizado na última sexta-feira (25/03), em Paris, e promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), National University of Ireland e Pennsylvania State University. Em seu painel, intitulado “Youth-led action”, ela discorreu sobre a necessidade de certificações, do reconhecimento formal e de financiamentos para lideranças civis de movimentos e jovens voluntários, em prol de mudanças no meio acadêmico e na sociedade.   

Raphaela integrou o programa Youth as Researchers da UNESCO e, dessa forma, participou da High Level Policy Conference. “A iniciativa teve como intuito selecionar jovens pesquisadores para conduzir estudos sobre o impacto que o Covid-19 teve na juventude. O programa contou com mais de 6 mil inscritos do mundo todo e selecionou 270 pessoas para formar grupos de pesquisa, e eu fui uma das selecionadas. Fiz parte de dois grupos diferentes: um específico do Brasil e um grupo internacional, com pessoas da África do Sul, Paquistão, Iraque e China”, conta.

Em Paris, seu painel contou com pesquisadores do Egito, França, Nepal e Congo, e foi acompanhado por ministros de Bangladesh, Chade, México e Rússia. As apresentações foram em inglês e francês, com tradução simultânea. “O evento foi uma abertura de diálogo com países para falar sobre as possibilidades de ações específicas para jovens, recomendações essas que surgiram das pesquisas que realizamos por dois anos. Eu também fui selecionada entre todos os participantes para representar o programa no Comitê Editorial que organizará as publicações, junto a uma representante da UNESCO e uma professora da National University of Ireland”, pontua.

Para ela, a experiência refletirá na sua atuação junto ao curso de Medicina e no CEP do UNIDEP. “Foi uma oportunidade incrível participar desse programa, pois tivemos cursos e capacitações, realizamos diversas reuniões entre os jovens participantes, conduzimos pesquisas e apresentamos nossos trabalhos. Acredito que seja algo excelente para a minha carreira, tanto pelo exercício crítico de pensar a realidade, mas também por atuar, pesquisar e organizar propostas de mudanças. Foi enriquecedor trabalhar com diversas áreas, em língua estrangeira e em ambiente intercultural”, completa.          

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

Ver álbum completo