25/5/2018
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O curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (Fadep) participará do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Intercom Sul 2018, que acontece de 31 de maio a 02 de junho, na FAG – Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, em Cascavel - PR. A caravana, composta por cerca de 40 acadêmicos, também celebra os quatro artigos científicos aprovados e que serão apresentados no congresso, produzidos por alunos e professores do curso.
Os artigos foram produzidos no semestre passado, na disciplina de Projeto Experimental I, quando os alunos, na ocasião no 6º período, abordaram temas sociais e suas relações com a Publicidade e Propaganda, a partir da produção de vídeos publicitários.
“Organizamos a metodologia da disciplina já nos moldes do congresso, justamente por entendermos a importância da produção de pesquisas interdisciplinares, que abordem o papel social da Comunicação”, enfatiza a professora Jozieli Cardenal, docente da disciplina de Projeto Experimental e orientadora dos trabalhos.
O professor Gelson Barbosa também orientou os trabalhos e destaca a representatividade das aprovações no congresso regional. “O Intercom é um dos principais congressos da área da Comunicação do País. Para nós, é muito gratificante termos este número expressivo de artigos aprovados, pois isso demonstra que estamos no caminho certo”, salienta.
Artigos aprovados
O artigo “Adoção tardia: uma visão humanizada da publicidade sobre um ato de amor”, de autoria dos alunos Dalton Colla, Gabriel Corona, Gislaine Lise e Jeniffer Oliveira, aborda aspectos e perfis desejados na adoção de crianças e adolescentes no Brasil. A partir da análise teórica e considerando o efeito viral nas mídias sociais, o texto evidencia o potencial da produção audiovisual no enfraquecimento de estereótipos.
No artigo “Violência contra mulher: um olhar publicitário a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo Creas de Pato Branco (PR)”, os acadêmicos Edriane Maciel,
Dayanne do Nascimento, Gisele Tresoldi e Lucas Bello, debateram a importância do acolhimento psicológico de mulheres em situação de violência, enaltecendo a produção publicitária audiovisual nas redes sociais, a fim de contribuir para tornar o trabalho do Grupo Maria Maria conhecido, sensibilizando a sociedade sobre o tema.
Já o artigo “O papel da Linguagem de Sinais na inclusão social de surdos na cidade de Pato Branco (PR): uma perspectiva publicitária”, escrito pelos acadêmicos Aliny Sara Carneiro Santos, Luis Fernando Canton, Thaliane Laise Veigas e Vitória Luiza Ramos, tem caráter interdisciplinar. O trabalho evidencia a importância da inclusão dos surdos nos setores e serviços públicos, problematizando a demanda por intérpretes. A pesquisa aborda o processo de aprendizagem da Língua e suas influências na formação do indivíduo enquanto ser social, enfatizando a importância da Língua Brasileira de Sinais, a Libras.
Juntamente com o professor Janderle Rabaiolli, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a professora Jozieli Cardenal escreveu o artigo “O apelo emotivo em narrativas publicitárias no meio digital”. O texto apresenta a função da emoção na linguagem publicitária, abordando características e tendências discursivas baseadas no apelo emotivo enquanto estratégia de persuasão nas redes sociais, em que a associação de experiências concretas oportuniza relações duradouras com o target, seja em abordagens sociais ou comerciais.
Expectativas
Além das apresentações dos artigos aprovados, acadêmicos de todos os períodos do curso também participarão da programação, que traz variadas perspectivas sobre a Comunicação e suas áreas de atuação, com palestras, oficinas e mesas-redondas que apresentam diferentes olhares sobre a Publicidade e Propaganda.
Para a acadêmica do terceiro período de Publicidade e Propaganda da Fadep, Laraíne Hwang do Nascimento, a experiência oportunizará a troca de conhecimentos. “É a oportunidade de termos contato com pessoas de outras instituições e, com isso, nos atualizarmos. Também poderemos compartilhar os conhecimentos que adquirimos aqui. Ter contato com os vários segmentos da Comunicação também possibilita saber com qual me identifico mais. Essa nova experiência e esse momento de aprendizagem, só têm a acrescentar”, disse.
Já para Alana Cristina de Grandis Oliveira, aluna do primeiro período de Publicidade e Propaganda da Fadep, a participação no Intercom refletirá na sua formação. “Com certeza, contribuirá para que eu me torne a profissional que almejo ser, expandindo meus horizontes. Mesmo estando no primeiro período, já sinto que há muito para ver, aprender e aperfeiçoar. Acredito que estarei no lugar certo para que eu me encontre ainda mais dentro da Publicidade. Minha expectativa está bem alta e o conhecimento que está por vir me deixa com aquele nervosismo gostoso. Estou feliz por participar e ansiosa por absorver tudo que puder”, destacou.
Matéria: Jozieli Cardenal
Fotos: Jonatas Caldato