Evento desafiou acadêmicos e profissionais a criarem soluções reais para o varejo em apenas 24 horas, integrando criatividade, inovação e mercado
9/6/2025
Compartilhe
Nos dias 7 e 8 de junho, o PB Shopping foi palco de uma verdadeira maratona criativa com a realização do Hackathon CriaCom. Promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), o evento desafiou equipes multidisciplinares a desenvolverem soluções inovadoras em apenas 24 horas. O resultado foi um final de semana marcado por inovação, conexões e experiências inesquecíveis.
Durante o Hackathon, os participantes enfrentaram desafios reais propostos por lojas e operações parceiras do PB Shopping: Liveritá, Hering, Farmácias Brava, Fábrica di Chocolate, Imperador Steakhouse, Belluna Store, Giraffas, PatoPlay, Sicredi e o próprio PB Shopping. Entre sessões de brainstorming, testes, mentorias, prototipagem e muito trabalho colaborativo, as equipes transformaram ideias em soluções criativas e funcionais.
A programação envolveu mais de 100 pessoas, entre participantes e equipe organizadora, e contou com duas palestras principais: Andrieli Pecenin, mentora de gestão e inovação, abordou o tema “Pitch: como vender sua ideia em poucos minutos”, oferecendo insights valiosos para a apresentação final das equipes. Já Daniel Nekel, CEO das Farmácias Brava, compartilhou a trajetória da marca e os pilares que sustentam o sucesso da rede.
O evento foi acompanhado por um time de mentores e facilitadores de destaque: Andrieli Pecenin, Alessandro Moraes, Daniel Danieli, Dyego Cantu, Everton Lozáppio, Gabriel Cassol, Gabriel Vedana, Iara Picolo, Jaqueline Bernardi Ferreira, Jociandro Almeida, Keli Starck e Leila Voss.
No encerramento, as equipes apresentaram seus projetos para uma banca avaliadora, composta por profissionais do mercado e lideranças locais: Ornella Bertuol, reitora do UNIDEP; Rosiclei Caldato Dallagnol, secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco; Carlos Manfroi, CEO da Supera Sistemas; Jéssica Sassi, coordenadora de Marketing do PB Shopping; Eryka Fortes, coordenadora de Projetos da Camaleon Marketing; e Gelson Barbosa, coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP.
“O Hackathon CriaCom expressa nosso compromisso com uma formação acadêmica conectada ao mercado. Ver nossos estudantes liderando todas as etapas do evento – do planejamento à entrega de soluções inovadoras para empresas da região – nos enche de orgulho e reforça nosso propósito de formar profissionais preparados, criativos e protagonistas das próprias trajetórias”, destaca a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol.
Premiação
Ao final do Hackathon CriaCom, o 1º lugar ficou com a equipe que atendeu a Liveritá Health Center, que levou para casa R$ 2 mil; o 2º lugar ficou a equipe responsável pela PatoPlay, que conquistou R$ 1 mil; já o 3º lugar ficou com o time do Giraffas, que vivenciará uma imersão oportunizada pelas Farmácias Brava.
Realização
A organização do Hackathon CriaCom foi realizada pelos acadêmicos dos 5º e 7º períodos do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP, na disciplina de Relações Públicas, sob coordenação da professora Jozieli Cardenal. Ao longo de quatro meses, os estudantes planejaram cada detalhe, evidenciando protagonismo acadêmico, espírito empreendedor e forte integração com o mercado.
“Mais do que uma competição, o CriaCom tornou-se um espaço de conexão entre universidade, empresas e sociedade. Um evento que demonstrou, na prática, o potencial transformador da comunicação, da inovação e do trabalho em equipe”, destaca a professora Jozieli.
Sobre o evento
O Hackathon CriaCom é uma realização do UNIDEP, por meio do curso de Publicidade e Propaganda, com apoio da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), PB Shopping, Sebrae/PR, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Parque Tecnológico de Pato Branco, Sudovalley (comunidade de startups do Sudoeste do Paraná) e Supera Sistemas Inteligentes.
O patrocínio master é da Camaleon Marketing, com apoio das marcas: noBar, Gatha Confecções, Grupo Gobbi, Hering, Liveritá, Navi Alumínio, Turim Implementos, Belluna Store, Farmácias Brava, Fábrica di Chocolate, Gráfica Beltrão, Quero Adesivos, Sicredi e Center Supermercados.
Siga o projeto nas redes sociais: @criacom.pb
Acesse o site oficial e saiba mais: https://sites.google.com/view/criacom-hackaton