Na última sexta-feira (28/01), o Curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) lançou a segunda turma do Internato 4.0. Com isso, mais 54 estudantes passarão a atuar de forma intensiva junto aos hospitais Policlínica, São Lucas, na UPA e nas unidades de saúde de Pato Branco. Este é um momento muito especial para os acadêmicos em formação, que confirma a trajetória do UNIDEP na saúde local e regional. Nos próximos dois anos, os estudantes terão uma rotina intensa, envolvendo teoria e prática, a partir do acompanhamento de preceptores, supervisores, tutores e apoio psicopedagógico.
O coordenador do Curso, professor Me. Vilson Geraldo de Campos, conta que com a nova turma do Internato, hoje são 370 acadêmicos de Medicina atuando junto à comunidade, de diferentes períodos da graduação, inseridos em práticas ambulatoriais e hospitalares. “Com muito trabalho, esforço e dedicação, inserimos o curso de Medicina na comunidade, confirmando nosso espaço na cidade e região. O Internato é o momento em que conhecimentos serão aprimorados, quando estudantes tornam-se médicos e médicas em formação. A população nos recebe muito bem, porque conhece a história do UNIDEP e acredita da educação que ofertamos. Este é um momento não somente para praticar, mas para refletir sobre a missão que escolhemos seguir”, frisou.
A acadêmica Lilian Cristina Meneguzzo representou os alunos do 9º período do Curso de Medicina e destacou a importância do momento. “Estar aqui cursando Medicina sempre foi um sonho, pelo qual todos nós lutamos para alcançar. E quando vejo que se tornou realidade, quase não dou conta de tanta alegria! Cada um de vocês faz parte dessa história, e algumas amizades construídas aqui levaremos para a vida toda. Sou grata por conhecer e aprender com cada um e, sobretudo, por estarmos iniciando essa nova fase juntos”, enalteceu.
Para a acadêmica Alessandra Cristina de Souza Lorenço Lima, o apoio da família é fundamental nesta nova etapa da formação. “Vim de uma família de enfermeiras, cresci no ambiente da saúde e tomei gosto pela área. Ao chegar aqui, nesta nova fase em que iniciamos o Internato, olho para a minha família com a certeza de que continuarei dando o melhor de mim. Será um momento de muita dedicação, para meu crescimento e amadurecimento para que eu possa chegar à médica que eu quero ser. Vou me empenhar com muita excelência nessa profissão”, destacou.
Já a estudante Aryane dos Reis acredita que o Internato lhe ajudará a decidir qual especialidade seguir. “A princípio penso em atuar na Pediatria, mas sei que ainda tenho muito a aprender e que o Internato me ajudará a fazer a melhor escolha. Atuamos junto à comunidade desde o início do curso, mas agora será diferente, colaremos em prática o nosso conhecimento, aprendendo com novas experiências e com o apoio dos colegas e professores”, contou.
A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enalteceu que a Instituição possui uma história de 21 anos, em que a inserção dos estudantes e professores na comunidade consolida essa trajetória na área da saúde. “O UNIDEP, ainda enquanto Fadep, se preparou muito para ofertar um curso de qualidade voltado à formação médica. Nossa relação com os campos de prática está muito sólida, pois a atuação dos nossos alunos enriquece o atendimento em saúde. Como resultado, o corpo médico aceita e orgulha-se por ter o curso de Medicina em Pato Branco. Serão dois anos ainda mais dedicados a uma educação de excelência, preconizada pela Afya Educacional, capaz de transformar as vidas dos nossos estudantes e dos pacientes atendidos por eles”, completou.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]