3/4/2019
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O uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem no cenário educacional brasileiro é algo crescente em meio à comunidade acadêmica, isso por que, de forma distinta à aula expositiva tradicional, coloca o aluno como protagonista do processo de produção de conhecimento. Nesse contexto, o professor Denny Almeida, coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) da FADEP, com sua experiência como membro do grupo de estudos em Metodologias Ativas do UNIPTAN, instituição do grupo Afya localizada em São João del-Rei, MG, organizou, juntamente com outros dois colegas do grupo, em um trabalho que contou, ainda, com a colaboração da Pró-reitora de Ensino e Assuntos Acadêmicos daquela IES, Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, idealizadora da publicação e uma das maiores expoentes sobre o tema no Brasil, o livro “Metodologias Ativas - Inovações educacionais no ensino superior”, cujo lançamento aconteceu durante o V Fórum Anual de Inovação Acadêmica, realizado pelo Consórcio STHEM Brasil, no campus do ITPAC Palmas (TO), nos dias 21 e 22 de março.
O livro, organizado em dezenove capítulos, desenvolvidos por integrantes do grupo de estudos em metodologias ativas da instituição mineira, que conta, inclusive, com docentes de outras instituições, tem como foco o Ensino Superior, abordando, nessa perspectiva, uma série de práticas capazes de potencializar o processo de ensino e aprendizagem a partir do protagonismo do aluno em sala de aula. Denny lembra, porém, que, embora voltado para o Ensino Superior, as práticas apresentadas no livro poderão também servir para os professores de ensino médio e ensino básico, desde que façam a devida adaptação para suas respectivas áreas. “A ideia principal é colocar o aluno como protagonista a partir de práticas que, em hipótese alguma, podem ser consideradas como engessadas. Nosso grande desafio, nesse aspecto, é estender o uso das metodologias ativas para todo o processo educacional, proporcionando aulas mais atrativas e com uma maior capacidade de retenção dos conteúdos trabalhados com os alunos”, destacou.
Por outro lado, o coordenador do NAPED ressalta que o uso cada vez mais frequente das metodologias ativas não significa o fim das aulas expositivas tradicionais, ou, em suas palavras, “aquelas que se utilizam apenas do giz e do quadro negro”. As novas possibilidades de ensino e aprendizagem, muitas delas abordadas na publicação, são, para ele, “um importante aliado para que a prática rotineira do professor não se torne cansativa e monótona, fazendo com que o aluno consiga estar presente de uma maneira mais dinâmica e eficaz dentro da sala de aula”. A busca por aulas mais atrativas, é, para Denny, um dos desafios do professor. “O que pretendemos fazer através da publicação, é ampliar a discussão sobre um tema que, em certo aspecto, já vem sendo praticado de forma empírica e sem qualquer sistematização por muitos professores, até mesmo em nível de Educação Básica”.
Para os professores da FADEP, cada vez mais próximos e familiarizados com o uso das novas possibilidades pedagógicas proporcionadas pelas metodologias ativas, o que se percebe, entre outros fatores, pela grande procura das oficinas de capacitação realizadas semanalmente na instituição, o livro está disponível no NAPED.