às 16:32:00

Em Mestrado, professor desenvolve estudo sobre saúde do trabalhador

O professor Pablo Aurélio Dourado realizou a pesquisa “Avaliação Ergonômica de Trabalhadores de uma Instituição de Ensino Superior: Relação da aptidão física com a capacidade para o trabalho”

Na última terça-feira (30/08), o professor dos cursos de Educação Física e Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Pablo Aurélio Dourado, concluiu o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco. Sua pesquisa, intitulada “Avaliação Ergonômica de Trabalhadores de uma Instituição de Ensino Superior: Relação da aptidão física com a capacidade para o trabalho”, contou com orientação do professor Dr. Sergio Luiz Ribas Pessa e integrou a linha de pesquisa “Engenharia organizacional e do trabalho”.

O estudo do professor Pablo versou sobre a saúde e desempenho dos trabalhadores em instituições de ensino e a relação com suas aptidões físicas. “Minha pesquisa abordou a promoção de programas de saúde, voltados aos setores de educação, utilizando as aptidões físicas como foco na melhora do desempenho do trabalhador, no aspecto geral de seu cotidiano na empresa”, conta.

Graduado em Educação Física, o professor Pablo possui Pós-graduação em Ciência do Treinamento Físico e suas principais pesquisas versam sobre saúde do trabalhador. “Uma saúde em dia é o motor principal para o desempenho pleno da vida humana, seja no trabalho ou na vida pessoal, e este contexto me fascina imensamente”, destaca o professor.

Pablo também coordena o curso de Educação Física do UNIDEP, onde leciona disciplinas de Anatomia. Ele integra, ainda, o colegiado de Medicina como gestor de módulos e tutor nas disciplinas que compõem os sistemas orgânicos integrados. Para ele, o Mestrado representa uma importante etapa na sua formação.

“O sentimento é de superação, amadurecimento e, principalmente, companheirismo, pois sou agraciado por trabalhar em um local que me permitiu conciliar a vida de estudante de mestrado e professor. Ao concluir essa jornada, só evidenciei ainda mais que não chegamos a lugar algum sem as pessoas que estão ao nosso lado”, completa Pablo.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: