às 13:34:00

Curso de Estética atua em tratamentos contra o câncer

O curso de Estética e Cosmética do UNIDEP já está se preparando para as ações do Outubro Rosa, mês dedicado a campanhas de prevenção e sensibilização quanto a diferentes tipos de cânceres, especialmente aqueles que acometem mulheres

O curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) atua em projetos e práticas de extensão voltados a tratamentos oncológicos. Nesse sentido, o 6º período, por meio da disciplina de Cuidados Paliativos em Estética, ministrada pela professora Luane Paula de Souza, já está se organizando para desenvolver ações no Outubro Rosa. Na última sexta-feira (09/09), as acadêmicas participaram de uma oficina de turbantes, com a presença da egressa do curso de Fisioterapia, Maria Carolina Ferreira.

“As alunas conheceram a história da Maria Carolina, que passou por um câncer de mama há cerca de dois anos. Ela aprendeu como realçar sua beleza ao utilizar turbantes e maquiagens que evidenciassem seus traços e a deixassem mais confiante diante do tratamento. O objetivo da aula foi preparar as alunas para o contato direto com o tema e o público atendido com os cuidados paliativos em Estética, além de instrumentalizar as estudantes para participarmos do evento Outubro Rosa”, conta a professora Luane.

A participação do curso de Estética no Outubro Rosa ocorrerá por meio da integração com o curso de Enfermagem, visando o fornecimento de orientações sobre autocuidado, em que a estética paliativa fortalece a atuação humanizada dos acadêmicos em formação. “Sempre participamos do Outubro Rosa com ações de embelezamento e bem-estar. Também temos um projeto de extensão no Hospital do Câncer, que é muito bem aceito pelas alunas e comunidade. Recentemente, inserimos na matriz curricular a disciplina de Cuidados Paliativos em Estética, e isso faz com que reforcemos nossas ações de integração entre ensino e extensão”, explica a coordenadora do curso de Estética e Cosmética do UNIDEP, professora Ma. Solange Maria Bertol Copetti.

Para ela, a atuação do curso, nesses momentos e campanhas de sensibilização, demonstra o compromisso social do UNIDEP. “Priorizamos uma formação humanística, voltada para o bem da comunidade. A atuação do esteticista deve estar pautada em promover melhor qualidade de vida, com empatia e respeito ao próximo. Mais do que conhecimentos, queremos transmitir aos nossos alunos valores de acolhimento e solidariedade. Este é o compromisso do UNIDEP e do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética”, completa.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: