às 21:08:00

ADS e Engenharia de Software realizam visita técnica a São Paulo

Alunos e professores conheceram empresas que são referência na área de TICs, oportunidade ímpar para a formação dos acadêmicos do UNIDEP

De 02 a 05 de junho, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizaram um roteiro de visitas técnicas em São Paulo (SP). Na oportunidade, acadêmicos e professores conheceram empresas de tecnologia de informação e comunicação, e também experienciaram momentos culturais e de lazer. Entre os lugares visitados, destaque para o OpenLab Huawei e para a Sistran Informática.

O coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software, professor Me. Justino Fontenelle Craveiro Neto, conta que a viagem buscou oportunizar momentos de inspiração e prospecção aos alunos. “A nossa área possibilita inúmeras formas de atuação, inclusive o trabalho remoto, em que podemos trabalhar para empresas de diferentes partes do mundo. Esse contato com exemplos de sucesso da área de TICs, consolidados em São Paulo, buscou mostrar o potencial da profissão e, sobretudo, inserir os estudantes em uma experiência de imersão”, enfatiza.

O acadêmico do 7º período do curso de Engenharia de Software, João Brun, evidencia que São Paulo é conhecida como referência em tecnologia e inovação, também por possuir um ambiente favorável para o desenvolvimento de startups. “Durante a viagem, aprendi muito sobre a assertividade e a objetividade a partir do ecossistema extremamente acelerado e inovador de São Paulo. O mais notável foi a visita ao OpenLab Hauwei, lugar onde foi apresentado uma gama de tecnologias voltadas ao reconhecimento facial em larga escala, infraestrutura de rede e IoT (internet das coisas)”, destaca.

Para ele, a vivência oportunizada pela viagem fará a diferença na sua formação. “Todo o contato prático fora da sala de aula é importante, especialmente poder conhecer a cidade que sedia grandes players da América Latina. Para um futuro engenheiro de software, como eu, esse contato e imersão fizeram toda a diferença”, pontua.

Já para Luiz Francisco de Camargo, acadêmico do 1º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a viagem lhe oportunizou conhecer “ao vivo e a cores” a empresa onde estagia: a Sistran Informática. “Foi uma experiência incrível, visitar a Sistran foi demais! A oportunidade de conhecer as pessoas com quem trabalhamos remotamente e bater um papo pessoalmente com a galera foi muito boa. Conversamos sobre nosso futuro profissional e também recebemos dicas valiosas para ter uma boa experiência no ambiente de trabalho”, conclui.

 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: