às 21:50:00

Administração e Contábeis socializam estágios em sessão de banners

O formato, que é uma novidade nos cursos, demonstrou o potencial dos estudos desenvolvidos pelos acadêmicos, que agora seguem para a segunda etapa do Estágio Supervisionado

Na última segunda-feira (06/06), os cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveram uma sessão de banners para apresentar os estudos desenvolvidos durante os estágios. Ao todo, 75 acadêmicos participaram da construção dos estudos, bem como do momento de socialização com a comunidade acadêmica e empresários. Como resultado, 39 estudos foram realizados, em diversas áreas, especialmente em gestão estratégica, controles financeiros, inteligência empresarial, gestão de pessoas, qualidade de vida no trabalho, marketing, gestão de processos, entre outras.

O coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNIDEP, professor Me. Alaxendro Rodrigo Dal Piva, explica que os trabalhos foram desenvolvidos durante o Estágio Supervisionado I, com aplicação de questionário baseado na metodologia de Modelo de Excelência em Gestão (MEG), o que contribuiu para definição dos temas estudados pelos grupos. “A exposição em formato de banners buscou demonstrar à comunidade acadêmica e empresarial os estudos que serão estruturados no Estágio Supervisionado II, com o propósito de destacar a formação profissional e o potencial de aplicabilidade das propostas junto as entidades”, ressalta o professor.

A acadêmica do 7º período do curso de Administração, Josiane de Fátima Caldato, juntamente com o seu grupo, abordou a influência do planejamento estratégico de marketing e da comunicação empresarial nos resultados de empresas. “O marketing sempre foi uma disciplina na qual tivemos afinidade e ao aplicar o questionário na empresa concessora, identificamos uma necessidade muito grande de melhorias nessa área, por esse motivo escolhemos nos aprofundar no assunto”, conta.

Ela aprovou a experiência de socializar o trabalho em formato de banner. “A exposição em banner permitiu visualizar nossos esforços de maneira clara e didática. Essa vivência oportunizou que colocássemos a teoria na prática, mudando nossa maneira de observar e entender os processos da empresa. Consegui identificar a dinâmica de como tudo acontece na realidade, as dificuldades que os administradores enfrentam para conseguir manter tudo em dia e promover o crescimento do seu negócio”, ressalta.

No caso de Marcus Vitório Sampaio, acadêmico do 7º período do curso de Ciências Contábeis, a proposta do seu grupo foi estudar as causas que ocasionam a alta rotatividade de colaboradores em empresas. “Aplicamos um diagnóstico, analisamos os setores e identificamos que poderíamos colaborar no assunto. A experiência, bem como a socialização em banners, foi uma oportunidade para mostrarmos a relevância dos estudos desenvolvidos e da formação em contabilidade para a sociedade”, avalia.

Marcus também destaca o aprendizado adquirido durante o estágio, a partir do contato com a realidade empresarial. “A responsabilidade assumida por nós, alunos em formação, foi o maior aprendizado. Tivemos que lidar com pessoas diferentes, de vários segmentos, o que oportunizou a ampliação de network. Amadurecemos enquanto acadêmicos e, sobretudo, adquirimos maior experiência para a trajetória profissional que queremos seguir”, completa.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

 


Fonte: