às 19:23:00

UNIDEP tem trabalho premiado no Fórum Sthem Brasil

Trabalho do Núcleo de Experiência Discente (NED), realizado a partir de experiência desenvolvida junto ao curso de Odontologia, foi reconhecido nacionalmente

Entre os trabalhos premiados nacionalmente no VIII Fórum do Consórcio Sthem Brasil está uma produção do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). Com o título  “Trilha de Desenvolvimento Interpessoal”, o trabalho foi desenvolvido pela equipe do Núcleo de Experiência Discente (NED), Jaqueline Bernardi Ferreira (coordenadora), Clarice Donizete da Silva Santos (pedagoga) e Brenda Gabriela Favretto da Silva (psicóloga). O estudo resultou de um relato de experiência psicopedagógica e abordou o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de acadêmicos do curso de Odontologia.

De acordo com a psicóloga do NED, Brenda Gabriela Favretto da Silva, a prática buscou auxiliar a prática acadêmica na Clínica Escola de Odontologia, a partir de princípios relacionados ao acolhimento e atendimento humanizados. “Habilidades socioemocionais, enquanto importantes competências comportamentais, são capazes de inspirar e impactar positivamente a qualidade de vida e bem-estar, bem como a saúde mental e física dos acadêmicos”, pontua. 

A pedagoga do NED, Clarice Donizete da Silva Santos, conta que a Trilha de Desenvolvimento Interpessoal foi realizada em quatro encontros presenciais, por meio da disciplina de Psicologia na Odontologia. “Nesses encontros, abordamos empatia, resiliência, autoconhecimento, autorresponsabilidade e trabalho em equipe. Esses temas foram trabalhados em atividades grupais, com materiais de apoio variados, como textos impressos, conteúdos expositivos e dinâmicas de grupo. Conseguimos associar teoria e prática na atuação clínica dos acadêmicos, bem como em suas vidas pessoais”, frisa. 

A coordenadora do NED, Jaqueline Bernardi Ferreira, enaltece que o Setor atua associando construção de conhecimento e prática psicopedagógica. “O Núcleo de Experiência Discente tem como objetivo constituir-se em um espaço de escuta e reflexão sobre condições sociais, emocionais, bem como pedagógicas de nossos alunos. A partir da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem,  também é missão do Setor, a partir de atividades, oportunizar o aprimoramento comportamental de nossos alunos, especialmente estimular o papel protagonista na jornada de formação acadêmica”, ressalta. 

Para ela, o reconhecimento nacional do Fórum Sthem Brasil reforça a importância, qualidade e efetividade do trabalho do NED no UNIDEP.  “O que nos move é o amor pela Educação e, aqui, temos a oportunidade de fazer a diferença na vida de nossos alunos. Receber esse reconhecimento a partir do trabalho construído, realizado e respaldado em resultados que refletem nossa missão, certamente nos motiva e nos instiga a seguirmos realizando o nosso trabalho com responsabilidade, competência e afeto. A missão do NED é reforçada pela oportunidade de contribuirmos, sempre de maneira próxima e efetiva, na jornada acadêmica dos alunos do UNIDEP, que são o foco da nossa atuação”, completa. 

UNIDEP no Sthem Brasil 2022

O UNIDEP teve 24 trabalhos aprovados no VIII Fórum do Consórcio Sthem Brasil, que aconteceu de 23 a 25 de março. Docentes de doze cursos de graduação tiveram trabalhos submetidos e aprovados, além de colaboradores de setores institucionais, como o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), o Núcleo de Experiência Discente (NED) e o Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta).  Dos 319 trabalhos aprovados, 263 foram de instituições da Afya Educacional, num total de 82% dos trabalhos apresentados no evento. 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

 


Fonte: