às 19:44:00

Publicidade tem 18 trabalhos aprovados no Intercom Sul

Congresso realizado em Balneário Camboriú (SC) teve participação expressiva do UNIDEP, que chegou a sete finais da Expocom

O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) marcou presença no XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Intercom Sul, realizado de 16 a 18 de junho, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) – câmpus de Balneário Camboriú (SC). Com 22 trabalhos submetidos, de autoria de alunos, egressos e docentes, o curso obteve 18 aprovações, sendo 07 delas finalistas regionais da Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom, que premia os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes da área.

A comitiva do curso contou com mais de 50 pessoas, entre estudantes, egressos e professores. A mobilização para a expressiva participação, com trabalhos submetidos e aprovados, se deu por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (Gepcom) e das disciplinas de Projeto Experimental I, Projeto Experimental II, Semiótica e Relações Públicas. A Agência Experimental de Comunicação (AÊ!) também foi finalista regional.

“Estamos estimulando a cultura da participação em congressos acadêmicos da área da Comunicação, bem como vislumbrando outras possibilidades de fomento e iniciação científica, sempre oportunizando diferentes experiências de ensino, pesquisa e extensão aos nossos alunos, promovendo o intercâmbio cultural associado à formação humanizada”, avalia o coordenador do curso, professor Gelson Barbosa.

O acadêmico do 5º período e estagiário da AÊ!, Lucas Piva Calixto, participou do Congresso pela primeira vez e já viveu a experiência de ser finalista Expocom. “Viver isso no meu primeiro Intercom foi incrível demais, senti muita emoção em estar representando a minha Agência e o meu curso. O sentimento de chegar à final regional é de orgulho, pois tivemos o reconhecimento e a confirmação de que podemos ir ainda mais longe, ao lado de muitas outras faculdades do Sul do Brasil”, conta.

Para a acadêmica Thaís Wagner, também do 5º período, presenciar as apresentações de alunos de outras instituições foi muito enriquecedor. “Mesmo que sejamos todos da região Sul, ainda há muitas diferenças de estado para estado e de cidade para cidade. Então, é realmente uma forma de entender os diferentes problemas que podem ser resolvidos e de maneiras tão diferentes. Também gostei muito de conhecer os trabalhos dos outros cursos da área da Comunicação e enxergar suas intersecções”, destaca.

A egressa do curso de Publicidade e Propaganda, Alana Cristina De Grandis Oliveira, é integrante do Gepcom e ao lado de colegas apresentou quatro trabalhos acadêmicos, sendo dois deles finalistas Expocom. “São quatro trabalhos que resultaram de três anos e meio de muita construção, história e inspiração. Não se constrói nada do zero, nem sozinho. Enquanto egressa, fica o sentimento de saudade, de quando eu era uma acadêmica como tantos outros que vi, com aquele brilho nos olhos e aquela alegria. Me deu muita esperança para continuar a trilhar a vida acadêmica”, enfatiza.

Ela fala sobre a importância da pesquisa na sua trajetória. “A pesquisa me moldou para ser quem sou hoje. Sou uma profissional e uma pessoa melhor por causa dela. Ela é essencial porque transforma a sociedade. Quando você entende o quanto a sua bolha é pequena, e como é possível fazer mudanças por meio de estudos, você começa a mudar. Acadêmicos de PP precisam pesquisar, sair da inércia da profissão e provocar a construção de conhecimento – e a iniciação científica nos oportuniza isso”, salienta Alana.

Um dos trabalhos apresentados por Alana, intitulado “Enunciados valorativos na construção de sentido: a percepção feminina sobre a atuação da mulher comunicadora em Pato Branco (PR)”, resultou do estudo realizado por ela a partir do primeiro edital de pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), em que Alana foi bolsista entre 2020 e 2021. Saiba mais sobre esta pesquisa, que também resultou em artigo publicado em periódico científico Qualis B4, aqui.

O Intercom Sul

Promovido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o Intercom Sul configura-se como um dos principais congressos da área do país, bem como da América Latina. Além das edições regionais, há também o encontro nacional. Neste ano, o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será realizado de 05 a 09 de setembro, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Lucas Calixto, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: