às 19:59:00

Hackathon promove troca de saberes entre diferentes cursos

Os cursos de Direito, Engenharia de Software, Publicidade e Propaganda e Análise e Desenvolvimento de Sistemas uniram-se para realização do II Hackathon do UNIDEP, realizado nos dias 13 e 14 de maio

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu a segunda edição do Hackathon, envolvendo os cursos de Direito, Engenharia de Software, Publicidade e Propaganda e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A maratona aconteceu nos dias 13 e 14 de maio, totalizando 14 horas de imersão. Na ocasião, os participantes desenvolveram e apresentaram propostas de soluções digitais para problemas de mobilidade urbana, vivenciados por acadêmicos do Ensino Superior. A programação contou com apoio, ainda, da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII).

O professor do curso de Direito, Maurício Garbin, integrante da organização do evento, destacou a participação de mentores de diversas áreas. “Reunimos mentores das áreas do Direito, Tecnologia, Administração e Publicidade e Propaganda, o que somou-se à participação do secretário municipal de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, do secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti, e do pesquisador Rodrigo Rodrigues da Silva. Essa sinergia foi muito importante para instigar os participantes”, pontua.

A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Pato Branco, por meio da Comissão de Compliance, Gestão e Inovação da OAB/PR, também foi parceira do evento. “Empreender e inovar são ações que devem caminhar lado a lado e o UNIDEP, mais uma vez, destaca-se positivamente quando proporciona aos acadêmicos de Direito a oportunidade de participarem de um evento dessa magnitude.  O Direito, mesmo sendo um curso tradicional, deve acompanhar as tendências da inovação tecnológica e da inovação jurídica, buscando a evolução e a integração de novas habilidades e de novas disciplinas à sua rotina de atuação. As inovações devem ser compreendidas como ferramentas para o futuro advogado se desenvolver de forma completa, aperfeiçoando a sua atuação para poder oferecer serviços mais qualificados e atuais”, avaliou Tânia Martini, presidente da OAB Subseção de Pato Branco.

A coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, enaltece a interdisciplinaridade e a articulação de saberes enquanto premissas para a formação profissional dos acadêmicos do UNIDEP. “Esses movimentos desafiam os alunos para situações similares às que encontrarão na vida profissional, fortalecendo competências sociais e a interprofissionalidade. Estamos vivendo um momento de grandes mudanças na forma de atuação dos profissionais do Direito. Atividades dessa natureza preparam o aluno para um mercado dinâmico e inovador, estimulando-o a identificar oportunidades, planejar, exercer a liderança, tomar decisões rápidas, em um ambiente de colaboração”, ressalta.

Para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Gelson Barbosa, dialogar com outros cursos oportuniza uma grande troca de experiências em prol do resultado coletivo. “O ambiente acadêmico é um laboratório repleto de possibilidades. Quando oportunizamos aos nossos estudantes vivenciarem, na prática, o desenvolvimento de projetos voltados à inovação e ao empreendedorismo, estamos estimulando o protagonismo do aluno”, evidencia.

Engajamento

Atuaram como mentores do II Hackathon do UNIDEP: Douglas Henrique Batista, coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do UNIDEP; Murilo Henrique Garbin, presidente da Comissão de Compliance, Gestão e Inovação da OAB/PR Subseção de Pato Branco, e professor do UNIDEP; além de Guilherme Fiorentin, Felipe Cesar Maccari e Rodrigo Rodrigues da Silva. Pela OAB, a advogada Gabriella Ferreira e Silva também contribuiu com o evento.

Como avaliadores, participaram ainda o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti; Tania Mara Martini, presidente da OAB/PR Subseção de Pato Branco; e o professor do curso de Publicidade e Propaganda, Samuel Krutsch Junior.

Classificação

Os integrantes das três equipes classificadas receberão descontos em uma mensalidade do seu curso, sendo 20% para o 1º lugar, 15% para o 2º lugar e 10% para o 3º lugar. Todos os participantes receberam certificação de horas complementares.

 

1º Lugar - UNICAR

Isadora de Souza Belatto - Direito

Carlos Eduardo Balzan de Lima - ADS

Valentini Verona - ADS

Larissa Soares de Andrade - Direito

 

2º Lugar - VOU | NÃO VOU

Kamilly Sesinade Casagrande - Direito

Lucas Campos de Almeida - ADS

Gustavo Eduardo Rosa Pegoraro - Direito

Beatriz Nascimento Santos - Direito

 

3º Lugar - VAIEVEMPB

Jd Marvin Mael Destin - ADS

João André Gondaki - Direito

Giovanna Cecchet - Direito

Ricardo Saulo da Silva - PP

 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: