às 21:17:00

Professor orienta pesquisas na área da Construção Civil

O professor Me. Tobias Jun Shimosaka, docente do curso de Engenharia Civil do UNIDEP, teve dois trabalhos aprovados nos editais de fomento à pesquisa e à iniciação científica da PROPPEXII

Desde 2019, a Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) incentiva a produção acadêmica por meio de editais de fomento e concessão de bolsas para iniciação e pesquisa científica. A iniciativa, que está em sua terceira edição, já contemplou dezenas de professores e acadêmicos, entre eles o professor Me. Tobias Jun Shimosaka.

Juntamente com a egressa Natali Fatima Agostini e o acadêmico do 9º período de Engenharia Civil, João Gabriel Orlandi, que participou como voluntário, Tobias desenvolveu o estudo “Avaliação física mecânica de traços de solo cimento com incorporação de resíduos da Construção Civil”. A pesquisa teve como problemática o fato de que a construção civil é um dos setores que mais gera resíduos sólidos e muitas vezes esses resíduos são descartados de forma incorreta. Dessa forma, o estudo mostrou que incorporar esses resíduos como materiais alternativos na construção civil pode ser benéfico ao setor.

Tobias conta que o projeto será submetido à revista científica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea/PR). “O estudo contribuiu tanto para o crescimento dos alunos quanto para o meu crescimento. Os alunos puderam perceber como é o universo da pesquisa acadêmica e eu pude ter e experiência de pesquisar um assunto que trabalhei enquanto aluno e agora como docente, dando sequência a esse projeto”, ressalta.

No edital vigente, Tobias tem outro projeto em andamento, intitulado “Concreto autoadensável com utilização de resíduos de construção civil”, realizado juntamente com as acadêmicas Pâmela Mocelin e Maria Eduarda Almeida Gomes. “O incentivo à pesquisa sempre foi e sempre será muito importante. O avanço na ciência se dá pela pesquisa e, com certeza, o sentimento é de motivação para poder contribuir com a área em questão”, pontua.

A coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica, professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, salienta que o UNIDEP vem construindo uma trajetória importante na realização de pesquisas acadêmicas e em movimentos de desenvolvimento científico. “Os projetos do professor Tobias têm essa abordagem, pois buscam desenvolver soluções e alternativas viáveis e aplicáveis para problemas vivenciados por nossa sociedade e região. Além disso, o projeto conecta-se fortemente com diferentes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como por exemplo o ODS 11, que busca tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis. Ou seja, a pesquisa científica está alinhada à responsabilidade social”, completa.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: