às 16:35:00

Em projeto integrador, cursos atendem o SOS Missão Vida Nova

No segundo semestre de 2021, os cursos de Odontologia, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, realizaram um projeto integrador no SOS Missão Vida Nova. As atividades envolveram alunos dos 6º períodos, abordando temáticas de meio ambiente, sustentabilidade, promoção de saúde, prevenção de doenças, qualidade de vida e responsabilidade social.

 A iniciativa aconteceu por meio da disciplina de Projeto Integrador III, ministrada no curso de Odontologia pela professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, e na disciplina de Oficinas Integradas VI, ministrada pela professora Ma. Alcione Cappelin nas Engenharias e no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Este foi um projeto interdisciplinar e intercursos, em que os acadêmicos foram organizados em seis grupos compostos por discentes dos diferentes cursos. Inicialmente, os acadêmicos realizaram visitas ao local com objetivo de diagnosticar as necessidades da Instituição e, assim, propor a intervenção”, conta a professora Graciela.

Entre as atividades realizadas, estiveram: arrecadação de livros e jogos, para estimular o lazer e entretenimento dos acolhidos e proporcionar maior qualidade de vida; campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal; viabilidade técnica e econômica para implantação de um sistema de captação de águas pluviais para fins não potáveis; desenvolvimento de um projeto de reforma da marcenaria da entidade; projeto de educação em saúde bucal e venda de panificados pelo grupo de alunos; e instruções e dicas de higiene oral com evidenciação de placa bacteriana para os acolhidos.

“Este foi um projeto inovador e desafiador para os docentes e discentes, principalmente por envolver diferentes áreas do conhecimento. Sobretudo, nos permitiu, na integração com a comunidade, trabalhar na busca de soluções pertinentes e criativas para problemas reais. Também desenvolvemos a habilidade de trabalho em equipe e a interpretação da realidade a partir de diferentes perspectivas e opiniões”, completa a professora Alcione.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: