às 15:04:00

UNIDEP apresenta pesquisas no campo da saúde

Ao todo, mais de 40 resumos expandidos e relatos sintéticos foram apresentados por docentes e acadêmicos do UNIDEP durante a programação do Summit 2022

De 07 a 09 de novembro, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu o Summit UNIDEP 2022, que pela primeira vez contou com uma seção exclusiva para a área da saúde. Ao todo, foram mais de 40 resumos expandidos e relatos sintéticos apresentados por docentes e acadêmicos da Instituição, que evidenciaram a forte relação existente entre os cursos de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem e Estética e Cosmética com os cenários da saúde local.

A inserção de acadêmicos e docentes junto à comunidade revela a formação humanizada preconizada pela Instituição. “A partir das apresentações temáticas especiais foram compartilhados resultados consistentes de ações de extensão e pesquisa, que beneficiam diretamente a comunidade na qual a IES está inserida. Essa socialização é uma forma de demonstrar as entregas realizadas pelo UNIDEP, e o quanto os alunos contribuem com a saúde e o bem-estar dos moradores de Pato Branco e região”, explica a professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização. 

Leocádia Osato Brufati Fagundes, professora dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Estética e Cosmética do UNIDEP, conta como foi a experiência de apresentar junto com os alunos. “Eu apresentei seis trabalhos. Cinco deles foram relatos de experiências dos alunos nas visitas domiciliares a recém-nascidos e a mulheres que estão no período pós-parto. É uma alegria imensa ver os alunos escreverem seus trabalhos, desenvolvendo a escrita e a apresentação que contribui para a construção de habilidades únicas, proporcionadas somente durante a graduação”, ressalta.

A docente destaca, ainda, como a atuação prática dos acadêmicos somada às pesquisas, favorece a promoção da saúde na região. “O Summit permite que os alunos sejam encorajados a relatar suas experiências de campo, contribuindo com a saúde de toda a cidade. Uma Educação ligada à realidade local, proporciona o reconhecimento das dificuldades e a busca por soluções melhores que condizem com o bem-estar e a saúde da população”, comenta.

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco também compareceram às apresentações acadêmicas. “Foi prazeroso assistir à apresentação de trabalhos, que demonstraram a beleza da produção acadêmica aliada às necessidades trazidas pelos profissionais da saúde. Para o planejamento de ações voltadas à saúde, é fundamental o levantamento dos problemas vivenciados pela população, e as pesquisas realizadas pelo UNIDEP trazem os dados que contribuem para a gestão da saúde em nosso município”, conta a coordenadora do Setor de Educação em Saúde, Elys Regina Albani.

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: