às 20:54:00

Disciplina de Projeto de Extensão promove prevenção em saúde

A disciplina de “Projeto de Extensão I - Cores da Responsabilidade Social”, desenvolve atividades de prevenção à saúde da população, por meio de ações alusivas às campanhas que marcam os meses do ano

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está promovendo a curricularização da extensão. Entre as disciplinas de Projeto de Extensão I ofertadas neste semestre está a “Cores da Responsabilidade Social”, ministrada pela professora Ma. Gisele Iopp Massafera, e que promove ações educativas de prevenção à saúde. Uma delas ocorreu no dia 26 de setembro, por meio de oficinas alusivas ao Setembro Amarelo e ao Dia do Coração, somadas a jogos interativos sobre Alzheimer. A programação, realizada no UNIDEP, contou com a participação de alunos do Colégio Estadual Castro Alves e foi organizada em parceria com o Núcleo de Experiência Discente (Ned).

A disciplina Cores da Responsabilidade Social busca promover atividades de saúde, cidadania e bem-estar. “Cada mês no Calendário da Saúde possui uma cor temática, que simboliza a prevenção de determinada doença. Por exemplo, temos o Outubro Rosa, voltado ao câncer de mama e colo de útero; e o Novembro Azul, para prevenção ao câncer de próstata. Assim, a disciplina produz informações confiáveis e desenvolve maneiras para sensibilizar as pessoas a prevenirem-se”, explica a professora Gisele, que também coordena o curso de Enfermagem.

No decorrer do semestre, os 44 acadêmicos que integram a disciplina – estudantes dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Odontologia e Estética e Cosmética – desenvolverão as ações previstas. “São 07 projetos, voltados à saúde mental (Setembro Amarelo), prevenção ao câncer de mama (Outubro Rosa), prevenção ao câncer de próstata (Novembro Azul), prevenção ao vírus do HIV (Dezembro Vermelho) e o dia alusivo ao coração”, conta a professora. Cada projeto possui públicos específicos: comunidade do UNIDEP, agricultoras que frequentam o Sindicato Rural, comunidade pato-branquense e alunos do Ensino Médio.

As experiências de extensão contribuem na formação dos acadêmicos do UNIDEP. “Essas atividades despertam nos alunos o interesse em atender a comunidade externa como um todo. Também desenvolvem importantes soft skills, como o trabalho em equipe, capacidade de liderar, organização do projeto, iniciação na escrita científica, entre outras habilidades”, completa.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Experiência Discente (Ned), Jaqueline Bernardi Ferreira, “as ações que envolvem temas como saúde física e mental, bem-estar, criatividade e inclusão, são extremamente relevantes e necessárias, e estão fortemente conectadas com os objetivos do Ned. Além disso, permitem que a nossa equipe multidisciplinar aproxime-se ainda mais de nossos alunos, assumindo de forma cada vez mais frequente nossa missão de contribuir para uma formação integral e humanizada”, evidencia.

 

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: