às 13:41:00

Semana do Educador aborda felicidade e traz Patrick Dadalto

Ator escolheu a palhaçaria para espalhar alegria e motivação, por meio de eventos beneficentes realizados em diferentes regiões do país

Nesta segunda-feira (10/10), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou a programação da Semana do Educador 2022/2, com o tema “Encantamento e alegria para o nosso dia a dia”, promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) e pelo Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta). Na ocasião, o ator Patrick Dadalto, que anualmente realiza cerca de 200 eventos beneficentes pelo país, ministrou a palestra “Sabe dor? RIA”, inspirando docentes e técnicos administrativos a refletirem sobre o verdadeiro significado da felicidade.

Patrick é artista performático, trabalha apresentando e dirigindo eventos. Ele, que também é professor de teatro, já atuou em novelas da Rede Globo e Record. Mas o seu principal personagem é o “Palhaço” – com ele, o ator realiza ações beneficentes e promove espetáculos solo em várias regiões do país, levando alegria a instituições carentes, asilos, APAEs, hospitais e orfanatos.

Em seu perfil no Instagram ele possui mais 380 mil seguidores e inspira uma comunidade em busca de ensinamentos sobre a vida. “Comecei a associar a felicidade com a simplicidade, o que também reflete a nossa humanidade. No nosso dia a dia, muitas vezes não enxergamos essa felicidade, pois não vivemos o nosso agora – e é isso que busco mostrar às pessoas”, citou.

No UNIDEP, enquanto emocionava o público com vídeos sobre o seu trabalho, ele enalteceu a importância do autoconhecimento. “Precisamos criar a nossa própria sensibilidade, pois há muitas coisas na nossa rotina que nos trazem felicidade. Identificá-las e senti-las é o caminho. A partir disso, começamos a traduzir nossos sentimentos e sensações, percebendo que viver é uma alegria e que tudo o que precisamos está dentro de nós”, aconselhou.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enalteceu a importância do momento. “Com Patrick e sua trajetória, fomos desafiados a sermos diferentes e melhores, para nós, nossa família, amigos e alunos. Somos corresponsáveis pela felicidade do outro, e quando assumimos isso passamos a ser mais felizes também. Quando compreendemos essa máxima, experienciamos que educar é um ato de amor”, disse.

A coordenadora do Naped, professora Ma. Graziela Scopel, falou sobre a proposta da abordagem. “Desta vez, não optamos por uma formação didático-pedagógica, mas priorizamos um momento, um tempo precioso, para aquilo que é muito importante para nossa formação pessoal e humana: a felicidade presente nas pequenas coisas do nosso dia a dia, aquela que realmente deve nos mover e guiar. Foi um momento para falarmos com o nosso coração”, destacou.

Constelações II

Na ocasião, aconteceu o lançamento da segunda edição do livro Constelações, organizado pelo Naped, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (Gepmat) e do Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente (Gedai). Em formato de e-book, esta edição traz como tema “Práticas e Avaliação em Metodologias Ativas”.

A publicação conta com 23 autores, sendo eles professores do UNIDEP e também uma egressa. São autores docentes dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Ciências Contábeis, Administração e Engenharias, além de colaboradores de setores pedagógicos como o Naped, Núcleo de Experiência Discente (Ned) e Núcleo de Educação à Distância (NEaD).

Para o gerente pedagógico da Direção Nacional de Ensino do Grupo Afya, professor Me. Denny Almeida, o livro representa a postura protagonista dos docentes e colaboradores do UNIDEP. “Quando usamos a palavra para registrar o que sonhamos e realizamos, eternizando o que construímos na Educação, demonstramos o potencial de tudo aquilo que é gerado dentro e fora da sala de aula. Precisamos ter o hábito do registro e compartilhar o nosso trabalho, para que possamos inspirar outros professores. O Constelações II é um exemplo de que, por meio da Educação, seguimos transformando realidades”, completou.

Sequência da programação

Na terça-feira (11/10), estavam previstas mais duas atividades da Semana do Educador UNIDEP, a exposição fotográfica “Olhar EducAÇÃO” e a II Mostra de Práticas Encantadoras. Os momentos foram transferidos para nova data, a ser divulgada pelo Naped e Gesta. A mudança na programação, anunciada pela Reitoria, visou a segurança da comunidade acadêmica, considerando as fortes chuvas e pontos de alagamento em Pato Branco e região registrados na mesma data.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: