30/10/2018
Compartilhe
A VI Semana Acadêmica de Publicidade e Propaganda, promovida pela Faculdade de Pato Branco (FADEP), foi a edição com o maior número de atrações, troca de conhecimentos e integração da história do curso na instituição, com a temática “Arte, diversidade e inovação”.
O evento também comemorou os 61 anos da Revolta dos Posseiros, celebrado em 09 de outubro de 2018. As artes da campanha de divulgação baseiam-se em uma ilustração feita por Rodrigo Mello Campos, um dos palestrantes da programação. O desenho é uma releitura de uma fotografia que retrata Ivo Thomazoni nos estúdios da antiga Rádio Colméia.
A direção de arte do material é de Felipe Corrêa. “Esta homenagem é uma forma de reverenciarmos o papel da Comunicação na história e no desenvolvimento da região”, ressalta o coordenador do curso, Cláudio Muller. Mas, a principal novidade deste ano é que, além da variedade de convidados, as palestras foram gratuitas para o público externo.
Tendo seu início no dia 08 de outubro (segunda-feira), o Departamento Municipal de Cultura de Pato Branco oportunizou a participação de artistas do Grupo de Teatro Rotary na programação. O Grupo fez encenações alusivas aos 61 anos da Revolta dos Posseiros e contou com a direção da professora Ingried Somacal.
A palestra gratuita que abriu a programação, intitulada “Fotografia e sociedade: a cidade como janela da alma”, foi ministrada por Daniel Castellano, fotógrafo profissional, que possui trabalhos publicados pelos principais veículos de comunicação do Brasil e que atuou, por mais de dez anos, na Gazeta do Povo.
A troca de conhecimentos foi maravilhosa e intensa, já que Daniel teve muita naturalidade e empatia com as dúvidas, respondendo a todos os inúmeros acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda, alunos de outros cursos, outras instituições de ensino, egressos e comunidade em geral, de forma acessível e muito atenciosa.
No segundo dia, 09 de outubro (terça-feira), tivemos a participação de Guilherme Caldas, professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), ilustrador e artista plástico. Caldas produz quadrinhos há mais de 25 anos e trabalha com storyboards há quinze. Ele já trabalhou para marcas como Coca-Cola, Nike, Mitsubishi, entre outras. Entre seus trabalhos mais conhecidos, está o filme dos Pôneis Malditos, produzido para a Nissan.
Sobre a relação da Publicidade com a Arte, Caldas falou das proximidades das duas áreas, que dialogam em muitos aspectos. Caldas dividiu o palco com Noah Mera, egresso do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP, que atuou na área de literatura do SESC Paço da Liberdade e que integra a equipe da Bienal de Quadrinhos de Curitiba.
A programação contou, ainda, com Rodrigo Mello Campos, quadrinista e acadêmico de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que ministrou a palestra “O papel do artista contemporâneo e as invisibilidades no discurso”. Rodrigo foi um dos selecionados da exposição da Bienal de Quadrinhos de Curitiba 2018, além de ser professor da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.
A terceira noite da Semana Acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (FADEP), realizada no dia 10 de outubro (quarta-feira), contou com três workshops variados, que oportunizaram aos acadêmicos e à comunidade transitarem por diferentes áreas ligadas à atuação publicitária.
O workshop “Fotografia noturna: técnicas de composição e edição” foi ministrado por Robson Souza, fotógrafo artístico profissional, com trabalhos publicados em revistas internacionais como Vogue Itália, NIF Magazine e B-authentique.
Já o workshop “Princípios do design: posicionamento de marcas na Publicidade on e off-line” foi conduzido por Wanderley Godoy, designer estratégico com 20 anos de experiência branding, premiado nacionalmente no “Grandes Cases” de Embalagem e Marca.
Quem tem afinidade com a área de redação, participou da oficina “Escrita criativa: o processo de criação de narrativas”, ministrada pela Profa. Ma. Rosangela Marquezi, coordenadora do curso de Letras da UTFPR – Câmpus Pato Branco.
A programação encerrou no dia 11 de outubro (quinta-feira), com o PPTalks, evento gratuito e aberto ao público, que apresentou três cases de sucesso da região. Na ocasião, Fausto Rossi apresentou o “Case Eventto – Sistema para fotógrafos”. Em seguida, Henrique Camargo compartilhou suas experiências com o “Case Edukmaker”. Na sequência, Patrick Santos da Silveira apresentou o “Case Zariff”.
A palestra de encerramento da Semana Acadêmica, intitulada “Palavra, imagem e som: o poder da arte cinematográfica”, foi ministrada pelo Prof. Dr. Wellington Fioruci, do curso de Letras da UTFPR – Câmpus Pato Branco. A atração também era gratuita e aberta à comunidade.
Depois dessa semana intensa de aprendizados, todos já estão ansiosos pela próxima edição, afinal, a cada ano, a organização consegue evoluir e proporcionar as melhores experiências acadêmicas dentro da própria instituição. Aguardamos muito animados para realizar a cobertura do próximo evento!
Texto: Fernanda Zancanaro, acadêmica do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da Fadep.
Fotos: Maikelly Ribas