Notícias
UNIDEP

Truta na manteiga com farofa de pinhão é o prato vencedor do Concurso Gastronômico Fadep

Compartilhe

Após uma intensa programação que, durante a semana passada envolveu acadêmicos e professores com uma série de palestras, workshops e minicursos, a Gastronutri 2018 teve seu último dia na sexta-feira (18) com a finalíssima do 1º Concurso Gastronômico Fadep. E foi no clima de uma grande final que a Coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia sorteou a ordem de apresentação dos finalistas, tarefa na qual foi acompanhada pela Diretora Acadêmica da instituição, Professora Ornella Bertuol. Definida a ordem, a acadêmica Géssica Miozzo, com o prato frango no creme de milho verde, tapioca e cerveja artesanal, foi a primeira a apresentar-se à mesa avaliadora, composto por Luiz Afonso Wan-Dall Júnior, CEO da Atlas Eletrodomésticos, Vera Lúcia Hericks, responsável pelo setor de vinhos da Cantu Importadora, Cheyla Anater Pellegrini, do Brum Bistrô, de Francisco Beltrão, Mayara Maziero, professora do curso de Gastronomia e Taciane Finatto, professora do curso de Agronomia da UTFPR de Pato Branco.

Em seguida, com meia hora para cada finalista preparar seu prato, apresentaram-se, nesta ordem, Bruno Bonatto, que preparou truta na manteiga, musseline de poronguinho, farofa de pinhão e vinagrete de bergamota; Guilherme Mafessoni, que apresentou aos membros da mesa avaliadora um filé de tilápia com escamas de abobrinha; Leandro Gadini, com um Imbranato – lombo suíno com risoto de pinhão e gorgonzola, e; Kauê de Césaro, cujo prato foi filé de tilápia com crosta de folha de beterraba, purê de pão e maionese de limão siciliano.

Feitas as considerações e análises pelos membros do júri, o resultado final do 1º Concurso Gastronômico Fadep ficou assim definido: em primeiro lugar, Bruno Bonatto, que, entre outros critérios de avaliação, valorizou a regionalidade e a sustentabilidade em sua receita; em segundo lugar, Kauê de Césaro; o terceiro lugar ficou com o acadêmico Leandro Gadini; a quarta colocação com a acadêmica Géssica Miozzo, e; o quinto lugar com Guilherme Mafessoni. O vencedor da primeira edição do Concurso Gastronômico Fadep levou para casa um fogão Top Glass da Atlas e um prêmio em dinheiro no valor de 1 mil reais, anunciado momentos antes do início da grande final, pelo executivo da Atlas Eletrodomésticos, Wan-Dall Júnior.

Entre os presentes, a impressão deixada pelo 1º Concurso Gastronômico Fadep não poderia ter sido melhor. Ornella Bertuol, Diretora Acadêmica da instituição, lembrou que “iniciativas como o concurso gastronômico são fundamentais para reforçar o compromisso da Fadep com uma linha de educação empreendedora, algo que estamos trabalhando intensamente desde 2013". Ornella ainda destacou a contribuição que o curso de Gastronomia tem dado para a consolidação de uma cultura gastronômica na região, seja através da formação de novos profissionais ou dos eventos que realiza.

Os parceiros do 1º Concurso Gastronômico Fadep também ficaram bastante satisfeitos com a repercussão e o resultado da grande final. Luiz Afonso Wan-Dall Júnior, CEO da Atlas Eletrodomésticos e membro do júri, afirmou que a empresa ficou muito honrada com o convite, ressaltando o alto nível da disputa.  “Fiquei surpreso e bastante feliz com a qualidade do evento e dos participantes. Como fabricantes de fogões, somos entusiastas e defensores da qualificação da gastronomia, em todas as suas correntes, razão pela qual iremos sempre apoiar, dentro de nossas possibilidades, ações com esse foco em nossa cidade e região”, disse o executivo. A satisfação de estar participando desta primeira edição também foi demonstrada pela responsável pelo setor de vinhos da Cantu Importadora, Vera Lúcia Hericks, que, falando em nome da empresa, afirmou estar “a Cantu Importadora muito feliz em participar e apoiar um evento tão bacana e de tamanha importância pra nossa cidade”. Vera fez questão de parabenizar a equipe da Fadep envolvida na organização do evento e os finalistas do concurso. Bruno Bonatto, o grande vencedor da noite, foi outro que manifestou sua satisfação com o concurso, não apenas por ter ganho, mas por ser, nas palavras dele, "um marco para a gastronomia da região". Questionado sobre a inspiração para a elaboração do prato que encantou os membros da mesa avaliadora, Bruno lembro que todos os componentes utilizados são facilmente encontrados em Palmas, cidade onde reside. "Instigado pela organização a criar receitas a partir de ingredientes sustentáveis e típicos de nossa região, optei por utilizar o filé de truta, marinado em suco de bergamota, como base. Os demais ingredientes, a musseline de porongo, por exemplo, é típica das regiões de colônica, enquanto o pinhão, utilizado para fazer a farofa do prato, é um símbolo de Palmas. O vinagrete de bergamota foi um toque especial, no qual utilizei uma fruta típica de regiões mais frias", frisou. O vencedor da noite ainda manifestou seu desejo de que o concurso tenha vindo para ficar, e que a segunda edição seja ainda maior e mais concorrida.

Além de agradecer aos parceiros do 1º Concurso Gastronômico Fadep – Atlas Eletrodomésticos, Cantu Importadora, Farinha Dona Alda, Blend Gastronomia, Restaurante Ferreira, Cravo e Canela Panificadora e Restaurante – Flávia Gnoatto destacou o fato de o concurso ter sido bastante elogiado pelos membros da banca avaliadora. A coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia ainda ressaltou a boa participação dos acadêmicos, o que, em sua visão, foi definitivo para o sucesso do evento. Segundo ela, “o 1º Concurso Gastronômico Fadep foi um momento único, valioso e rico em conhecimento para todos, onde foi possível ver a superação de cada um dos concorrentes no preparo de seus pratos”. De modo geral, conforme Flávia, o concurso, cujos critérios avaliativos eram regionalidade, sustentabilidade, criatividade e análise sensorial, atendeu aos objetivos a que se propôs, proporcionando o surgimento de mais ideias e parceiros que ajudarão a fazer da segunda edição algo ainda mais grandioso. “Foi melhor do que esperávamos”, finalizou.

Ver álbum completo