14/9/2018
Compartilhe
Com um trabalho desenvolvido com a colaboração da professora Tânia Ceni, do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), a professora Keli Starck, que atua nos diversos cursos de Engenharia da Fadep, foi premiada na 46ª edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), realizado entre os dias 03 e 06 de setembro, no Centro de Eventos Senai/Cimatec, em Salvador/BA, com seu trabalho sendo selecionado entre os 10 que serão publicados na revista científica da Abenge. Na edição 2018 do congresso, cujo tema foi “Educação Inovadora para uma Engenharia Sustentável” e que também marcou a primeira edição do Simpósio Internacional de Educação e Engenharia, foram submetidos à apreciação da comissão de avaliação 796 artigos, com 589 destes sendo aprovados para a 2ª etapa, o que valoriza ainda mais a premiação conquistada.
O artigo “Aprendizagem Baseada em Problemas Adaptada (ABPa): Experiência no curso de Engenharia Civil de uma faculdade privada do Estado do Paraná” foi desenvolvido em sala de aula, com acadêmicos do 5º e 7º períodos do curso de Engenharia Civil durante o primeiro semestre de 2018, nas disciplinas, respectivamente, de Hidrologia Aplicada e Saneamento Básico Ambiental, em um total de três turmas utilizadas para fazer a avaliação da aprendizagem baseada em problemas e verificar como acontecia essa implantação dentro da instituição.
Juntamente com a professora Keli Starck, estiveram presentes no Cobenge 2018, representando as engenharias da Fadep, os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Ernani Benincá Cardoso, e Engenharia Elétrica, Ricardo Bertoncello, que destacaram a importância da instituição estar presente e participando de eventos científicos como o Cobenge.
Voltado para diretores e coordenadores de escolas de engenharia, bem como para representantes de conselhos, entidades, empresas e organizações relacionadas à engenharia, além de professores, estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados na temática do evento, o Cobenge é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil.