Notícias
UNIDEP

Startup Garage realiza capacitação de acadêmicos selecionados para o projeto

Compartilhe

Embora o prazo de inscrição tenha sido bastante breve, as 50 vagas disponibilizadas para a primeira edição do Startup Garage, iniciativa realizada em parceria entre a Fadep e o Sebrae, cujo objetivo é fomentar o empreendedorismo no ambiente acadêmico, foram rapidamente preenchidas por alunos de diferentes cursos, que, a partir de agora, terão todo o suporte para o desenvolvimento e o lançamento de suas ideias e produtos no mercado. Para tanto, os acadêmicos selecionados estão participando de uma capacitação conduzida por consultores do Sebrae, com o propósito de trabalhar e desenvolver as habilidades inerentes ao comportamento empreendedor.

Na última quarta (29), a exemplo do que já ocorrera no sábado (25), os acadêmicos participaram de mais uma etapa da capacitação, trabalhando, sob a coordenação do consultor Rodrigo Martins, o tema “Macrotendências e Oportunidades”. Através de uma metodologia que tem o aluno como elemento ativo de seu processo de aprendizagem, o grupo observou e cenários mercadológicos e tendências de mercado, com vistas a identificar oportunidades e segmentos de clientes capazes de permitir com que suas ideias possam ser não só colocadas em prática, mas, principalmente, chegar ao mercado e gerar lucro para a nova empresa. Nesse sentido, Rodrigo lembra que o tema por ele trabalhado é apenas um dos muitos enfoques da capacitação do projeto. “Os temas são pensados de forma a trabalhar e desenvolver uma série de variáveis necessárias para quem pretende empreender, sendo pensados a partir de um modelo onde um seja o complemento do outro” destaca o consultor, para quem o rápido preenchimento das vagas superou as expectativas.

Formação de times e definição de ideias

Questionado sobre as ideias de novos negócios e produtos apresentados, Rodrigo lembrou que, como o processo ainda está no seu início, esta ainda não é uma preocupação recorrente, com muitas das ideias sendo desenvolvidas e trabalhadas ao longo do projeto. Segundo ele, “enquanto alguns alunos já possuem uma ideia muito clara do desenvolverão, outros ainda sequer pensaram em um produto de forma específica”, ressaltando que normalmente as ideias de novos negócios surgem ao longo dos workshops de formação de times, quando, então são identificadas afinidades e características pessoais de cada participante. “A ideia do Startup Garage é desenvolver as ideias a partir da identificação das aptidões e habilidades dos participantes, muito embora já existam pessoas que entram juntas no projeto, e já com uma ideia formada. Isso, no entanto, não significa que outras pessoas com as mesmas aptidões e potencialidades, não possam vir a somar-se a esses grupos”.

Um outro ponto dos workshops é destacado por Keli Starck, professora do curso de Engenharia Civil e coordenadora do projeto na Fadep, qual seja, o fato das atividades desenvolvidas durante os workshops terem uma abordagem prioritariamente prática, fazendo com que o processo de aprendizado se estabeleça a partir da vivência dos conteúdos e temas apresentados pelos facilitadores, metodologia que motiva ainda mais os selecionados para o projeto. Nesse aspecto, Djuliana Antônia Ribas, acadêmica do 8º período de Engenharia Civil, diz estar muito empolgada com o projeto. “Acredito ser uma oportunidade única de conhecimento e desenvolvimento pessoal, os workshops são muito produtivos, auxiliando os alunos a terem autoconfiança, a desenvolver ideias e buscar algo novo e diferente no mercado”.

A capacitação do projeto Startup Garage prossegue até o próximo mês de novembro, abordando temas como Captação de Recursos e Investimentos, Validação de Mercado, Canais e Vendas, Modelos Financeiros entre outros, em um total de 65 horas/aula, até a apresentação dos trabalhos para a banca com investidores.

Ver álbum completo