17/5/2018
Compartilhe
A segunda noite da Gastronutri, Jornada Acadêmica Integrada dos cursos de Gastronomia e Nutrição, foi inteiramente dedicada à realização de oficinas e workshops, atividades que atraíram a máxima atenção dos acadêmicos de ambos os cursos, interesse que, na opinião da Coordenadora dos cursos, Professora Flávia Gnoatto, certamente decorreu dos temas escolhidos, que, abrangendo tanto a Nutrição quanto a Gastronomia, abordaram desde comida japonesa a variedades de farinhas de trigo, passando por prescrição de suplementos em atividades esportivas, entre outros.
Especificamente em relação à Gastronomia, o laboratório do curso recebeu o concorrido minicurso teórico-prático de “Comida Japonesa Fria”, cujas atividades começaram ainda na parte da tarde, com o pré-preparo, e prosseguiram à noite, com o preparo e a finalização de sushis, sashimis e outras delícias da culinária japonesa. O minicurso, ministrado pelo Chef Lucas Antônio dos Santos, teve ainda uma concorrida degustação. Para Lucas, “o minicurso foi uma excelente oportunidade de trazer a prática da cozinha japonesa, principalmente de uma culinária que a cada dia ganha novos adeptos, para os futuros chefs e profissionais de gastronomia”. Ainda no laboratório de Gastronomia, ocorreu o workshop “Por que existem tantos tipos de farinha de trigo?”, onde a técnica do Moinho Dona Alda, Sandra Stacessin, abordou uma série de questões relacionadas aos diferentes tipos de farinha de trigo, trazendo para os acadêmicos uma esclarecedora abordagem acerca das variedades e aplicabilidades deste importante alimento.
Os acadêmicos de Nutrição, por sua vez, puderam ampliar seus conhecimentos teórico-práticos em dois workshops, ambos a cargo da Nutricionista Paula Vasconcelos, que abordou os temas “Disbiose: Influência do intestino da saúde” e “Prescrição de suplementos e esportes”. Sobre o primeiro tema, Paula lembra que “nosso intestino é colonizado por bactérias, e, de acordo com cada flora intestinal do indivíduo, também vai ter uma resposta na saúde, sendo importante na prevenção e no aparecimento de doenças, como depressão, síndrome metabólica, obesidade e também no emagrecimento”. A segunda parte da noite foi dedicada à suplementação, com a palestrante abordando desde conceitos básicos sobre o tema, até questões como o uso de suplementos para aumento de massa muscular, ganho de performance e emagrecimento.
A terceira noite da Gastronutri acontece nesta quarta (16), com os workshops “Gastronomia com restrição”, a cargo da Nutricionista Mariana Scorsin, e “Coquetelaria moderna: Técnicas, criatividade e inovação no bar”.