6/12/2018
Compartilhe
Realizado com o propósito de fomentar o surgimento de startups no ambiente acadêmico, o projeto Startup Garage é desenvolvido através de uma metodologia que, após selecionados os participantes, vai desde a geração de ideias até a banca final, quando, então, são escolhidos os vencedores de cada edição. E foi com esse objetivo que na última sexta-feira (23), após muitos encontros para a geração de ideias e elaboração dos respectivos projetos, os participantes do Projeto Startup Garage, que, em sua edição piloto em Pato Branco, foi realizado através de uma parceria entre o SEBRAE-PR e a Fadep, chegaram às grande final, na qual os projetos foram submetidos à banca avaliadora, composta por especialistas de diversas áreas e com plena capacidade de promover um julgamento a partir dos diferentes critérios propostos pelo projeto, que, entre outras variáveis, considerou perfil empreendedor, capacidade econômica/financeira, viabilidade técnica do empreendimento, estágio em que o produto ou serviço se encontram, conhecimento do mercado, grau de inovação do produto ou serviço, possibilidades mercadológicas, conteúdo técnico e grau de inovação tecnológica, potencial de interação do empreendimento com novos negócios, e, potencial de atendimento às demandas regionais.
Na banca, com a difícil tarefa de selecionar o grande vencedor da noite, Eliseu Bertelli, Diretor Geral da Fadep, Leandro Manfroi, engenheiro e empresário, Juliano Lima, representando a Aceleradora da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP, Alessandro de Moraes, empresário, e Lucas Messias, representante do SudoValley, núcleo de startups da região sudoeste do Paraná. Entre os projetos apresentados, plataformas para venda de casas de madeira, reforço de matemática, conectar agricultores e zootecnistas para o aumento da produtividades dos animais na propriedade, venda de produtos para mercados com comparação de preços entre diferentes estabelecimentos e um inédito provador virtual com sugestão automática de tamanho, capaz de oferecer segurança aos clientes e minimizar o número de trocas e devoluções de roupas adquiridas pelas internet.
Reforço escolar e provador virtual
Após a apresentação dos projetos à banca, o resultado final da edição piloto do Startup Garage em Pato Branco ficou assim definido: em terceiro lugar o projeto Merkup, voltado para mercados, com o recebimento de compras através de agendamentos e comparação de preços; em segundo lugar o projeto ConectMinds, que, com o uso da tecnologia, repensou o reforço escolar, conectando o estudante a um mentor que o auxiliará nos estudos, e; em primeiro lugar o projeto Virtual Model, que, na análise dos membros da comissão avaliadora, mostrou-se como o mais inovador e apto a chegar ao mercado com reais possibilidades de sucesso.
Na avaliação da coordenadora do projeto na Fadep, professora Keli Stark, a primeira edição do Startup Garage em Pato Branco foi bastante positiva, ressaltando o papel da Fadep enquanto parceira do projeto, na medida em que a instituição não mediu esforços para que os participantes desenvolvessem suas ideias de negócio a partir dos conhecimentos repassados pelos profissionais do Sebrae durante os workshops e consultorias, inclusive com o desenvolvimento de um ambiente especialmente preparado para receber os participantes. O sucesso da edição pioneira do Startup Garage na região também foi ressaltado Elizandro Ferreira, gestor de projetos do Sebrae/PR, Regional Sul, para quem a proposta do projeto, no no sentido de fomentar o empreendedorismo de inovação nas instituições de ensino superior, foi plenamente alcançada nesta primeira edição. A exitosa experiência servirá, inclusive, para que novas edições sejam realizadas já no primeiro semestre de 2019 em outras instituições de ensino da região, com a Fadep possivelmente recebendo a segunda turma do projeto Startup Garage.