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Programa de formação continuada aborda a importância do coaching na ação docente

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Com o objetivo de capacitar seus docentes para atuarem como modeladores do processo de aprendizagem a partir do uso de técnicas como programação neurolinguística (PNL) e coaching de carreira, a Fadep, em parceria com o SEBRAE, realizou no último sábado (25), um workshop conduzido pela Coach executiva, facilitadora, educadora e palestrante na área de Gestão de Pessoas Ana Paula Frizzo. Ministrado para uma turma de 30 docentes da instituição, o workshop, conforme ressalta a facilitadora, “trouxe momentos de muitas reflexões sobre a importância do professor olhar para o aluno em sua individualidade, sendo necessário, portanto, conhecer sobre comportamento mental”. Para tanto, ela destaca ser fundamental para o docente conhecer o modelo mental de seus alunos, bem como saber estabelecer rapport, técnica de PNL usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa, adaptar crenças limitantes e estimular padrões de pensamentos de crescimento dos seus alunos.

Este processo, no entanto, conforme a profissional, exige, antes de tudo, a mudança do modelo mental do próprio professor, a fim de que se torne possível modelar o comportamento do aluno a partir das técnicas da PNL, o que contribui, segundo ela, para criar um ambiente leve, com diálogo maduro e emoções positivas. O desafio, embora parta de uma fórmula aparentemente simples, baseada em padrões de pensamento de crescimento e atitudes moldadas a partir da aplicação das técnicas da PNL, exige com o significado do conteúdo das disciplinas sejam apresentados e se transformem em objetivos claros, permitindo com que das ações surjam escolhas internas que os impulsionem.

Integrada ao grupo que participou do workshop, a diretora acadêmica da Fadep, Ornella Bertuol saiu com uma impressão bastante positiva das atividades realizadas ao longo do treinamento. Para ela, “o workshop foi bastante produtivo e inspirador, já que proporcionou aos docentes participantes um novo olhar na relação aluno/professor”. Com o olhar de quem convive diariamente com as demandas da sala de aula, Ornella entende que ferramentas como o coaching e a programação neurolinguística, utilizadas, com bastante sucesso, na área organizacional, podem ser um importante recurso para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. “Nossa expectativa, ao proporcionar a discussão destes temas, vem da concepção de que o entendimento do outro como ser humano, suas características e realidade, é primordial para o sucesso de qualquer interação. Ao conhecermos os modelos mentais que determinam nossas ações e as de nossos alunos, podemos lançar mão de técnicas capazes de aprimorar a ação docente e transformar o professor, de fato, como modelador da aprendizagem de seus alunos” destacou a gestora.

Estratégias de ensino e aprendizagem mais atrativas

Professor dos cursos de Fisioterapia, Medicina e Tecnologia em Estética e Cosmética, Leanderson Franco também saiu satisfeito com o que viu e vivenciou. “Achei o curso muito produtivo, agregando bastante na otimização de nossas práticas docentes, principalmente no que diz respeito às técnicas de comunicação e interação trabalhadas pela facilitadora, que podem ser perfeitamente utilizadas em sala de aula para aproximar a relação entre alunos e professor”. Para o professor, para quem as técnicas trabalhadas no workshop ajudarão também a resgatar a atenção dos alunos com comportamentos mais dispersos, o processo de formação continuada favorece o aperfeiçoamento das relações entre professores e acadêmicos, principalmente em razão da constante modificação do perfil dos alunos, onde as estratégias convencionais, por vezes, não são tão atrativas quando as metodologias ativas.

Já para a professora Tânia Bertelli, coordenadora do curso de Pedagogia, um dos pontos a serem destacados do workshop, além da importância do processo de formação continuada e da forma brilhante com que os trabalhos foram conduzidos durante o dia, é o debate estabelecido entre os docentes, que, a partir das atividades propostas, promovem uma troca de experiências muito enriquecedora, permitindo com que as boas práticas possam ser compartilhadas entre todos.

Vale lembrar que o workshop ministrado pela Ana Paula Frizzo foi viabilizado através de uma parceria da Fadep com o SEBRAE, dentro da estratégia da educação empreendedora desenvolvida nos diferentes cursos de graduação da instituição. Nesse aspecto, Elizandro Ferreira, Gestor dos Projetos de Educação Empreendedora, Inovação e Startups do SEBRAE-PR destaca ser esta uma atividade que está sendo executada no Estado em caráter piloto, buscando-se a introdução em sala de aula de técnicas de coaching e PNL, capazes de potencializar o processo de interação entre professores e alunos, com a consequente potencialização do processo de produção do conhecimento.

Para encerrar, vale lembrar o que disse a professora Ana Paula, no sentido de que “toda mudança requer um processo, que só poderá ser desenvolvido a partir do autoconhecimento, da identificação clara dos objetivos propostos e da preparação de um plano de ação no qual, através da escuta ativa, do reconhecimento e do rapport, poderá se chegar a um diagnóstico que evite julgamentos e respostas precipitadas”.

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