9/8/2018
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Embora estejamos apenas na segunda semana de atividades do segundo semestre, o curso de Pedagogia, em atividades que foram previamente pensadas e preparadas pelas professoras que compõem o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, projetam um período de atividades intensas com os acadêmicos, envolvendo, de forma simultânea, ensino, pesquisa e extensão. Entre as atividades projetadas, destaque para a discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalho que está sendo feito com os acadêmicos dos períodos concluintes, de forma a permitir com que se estabeleça um paralelo com as diretrizes curriculares do curso. O objetivo, conforme destaca a professora Simone Varaschin, é possibilitar com que os acadêmicos sejam do oitavo período, estejam habilitados a apresentar este paralelo para as demais turmas. “A Base Nacional Comum Curricular é um tema de grande relevância, na medida em que se constitui em um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver durante a educação básica, sendo seu domínio algo imprescindível aos futuros pedagogos”, ressalta.
A importância de dominar a BNCC é destacada também pela Coordenadora do curso de Pedagogia, professora Tânia Bertelli, que lembra estar a discussão sendo levada para dentro da sala de aula, exatamente por que se trata de um documento norteador, cujo domínio é fundamental. Daí o motivo, segundo ela, de ter sido este o tema escolhido para o projeto interdisciplinar neste segundo semestre. Embora proposto pelos professores, o tema, porém, está sendo tratado a partir de uma abordagem diversa dos semestres passados, quando o projeto interdisciplinar era trazido praticamente pronto para a sala de aula, sendo apenas executado com os acadêmicos. Sobre isso, a pedagoga Graziela Borges lembra que, neste semestre, “serão os alunos que produzirão o trabalho para chegar no resultado esperado”. Segundo ela, foi iniciativa dos acadêmicos do 8º período divulgar os documentos estudados para os demais alunos do curso. Ao projeto interdisciplinar de estudo da Base Nacional Comum Curricular somam-se, porém, outros trabalhos nos quais os acadêmicos atuam como protagonistas do processo de produção de conhecimento.
Incentivo à leitura e revista acadêmica
Também tendo como público principal os acadêmicos do 8º período, que se encarregarão de levar o projeto aos demais alunos, está sendo desenvolvido um trabalho focado na produção de leitura, cuja demanda, conforme a professora Elizandra Soares, resultou da percepção de uma dificuldade preocupante dos jovens no que diz respeito à prática habitual da leitura. A ideia de trabalhar o projeto com os alunos da etapa final do curso visa, nas palavras da professora Márcia Piovezani, também participante do NDE do curso de Pedagogia, “contaminar os demais períodos, fazendo com todos os acadêmicos percebam a importância da leitura no processo do conhecimento”. Nas estratégias utilizadas pelos professores, a busca por colocar ensino, pesquisa e extensão quase que simultaneamente, o que tem sido feito a partir de uma série de abordagens onde o aluno aparece como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. A opção por se trabalhar um projeto voltado para o incentivo à leitura durante o oitavo semestre, com os futuros pedagogos já na etapa final de sua formação, é um bom exemplo de demanda surgida a partir das dificuldades e necessidades percebidas pelos professores do curso, que, a partir das vivências em sala de aula, bem como os depoimentos dos acadêmicos, optaram por reforçar conceitos e formas de se apropriar da leitura, com o trabalho de transmissão destes conhecimentos para os demais acadêmicos sendo fundamental no processo de aprendizagem e ensinagem.
Também no segundo semestre, serão selecionados outros trabalhos que farão parte da primeira edição da revista acadêmica do curso de Pedagogia, e que se somarão a artigos e trabalhos produzidos por docentes e acadêmicos, já selecionados para fazerem parte da edição digital, que deverá ser lançada no início do próximo ano. Todos os trabalhos e atividades a serem desenvolvidos durante este semestre, têm, no entanto, um propósito comum bastante claro, qual seja, o de fazer com que os acadêmicos, futuros pedagogos, sejam parte atuante e proativa no processo de produção de conhecimento proposto durante a graduação.