Notícias
UNIDEP

Gastronomia realiza aula prática especial de folhados e semi folhados

Compartilhe

Bastante utilizadas na gastronomia e na confeitaria para o preparo de receitas como mil folhas, croissants, strudels e outras, as massas folhadas e semi folhadas são dessas delícias que só de pensar já dá água na boca. Para que se obtenham bons resultados na preparação de doces e salgados que utilizam como base este tipo de massa, alguns cuidados, porém, são necessários. Pensando nisso, e mantendo o compromisso de aliar a teoria à prática, o curso de Gastronomia, como parte das atividades da disciplina de panificação, promoveu na última semana uma aula especial com os profissionais Douglas Gustavo e Luís Carlos de Ávila, padeiros e salgadeiros da panificadora, confeitaria e cafeteria Empório do Pão, uma das mais conceituadas casas do segmento de Pato Branco e região. Na pauta do encontro, ministrado inicialmente para os alunos do 5º período e, posteriormente para os do 3º, e que terminou com a degustação das delícias preparadas durante a aula, os cuidados e técnicas para que o preparo e manuseio de massas folhadas e semi folhadas seja feito de forma a garantir com que o resultado final fique delicioso para os olhos e para o paladar.

A aula especial, conforme a coordenadora do curso de Gastronomia, Professora Flávia Gnoatto, é uma oportunidade de agregar valor ao conhecimento dos acadêmicos, haja vista normalmente serem ministradas por profissionais com larga experiência de mercado. “No caso da aula de folhados e semi folhados, trouxemos dois profissionais com mais de dez anos de experiência no manuseio e da fabricação de produtos a partir deste tipo de massa, o que faz com que toda a teoria trabalhada em sala de aula possa ser transportada para a prática”, complementou Flávia. Nesse aspecto, os acadêmicos do curso literalmente colocaram a mão na massa, participando ativamente desde a preparação da massa até a elaboração final dos produtos.

As aulas especiais, a propósito, já se tornaram uma marca no curso de Gastronomia, cuja coordenação, a cada semestre, procura trazer profissionais de notória competência e experiência para mostrar aos acadêmicos do curso técnicas e receitas que certamente serão um diferencial nos currículos e experiências de cada um. Sobre isso, Flávia entende que o mais importante é trazer pessoas que sejam referências em suas áreas, ainda que suas formações sejam eminentemente práticas. “Não há como fechar os olhos para o fato de termos um grande número de profissionais que, embora não tenham tido a oportunidade de cursar uma formação formal na área da gastronomia, ainda assim são profundos conhecedores de suas áreas, como é o caso do Douglas e do Luís Gustavo, que apresentaram para nossos acadêmicos algumas técnicas que só são possíveis de serem aprendidas e dominadas com a prática”. Com opinião semelhante, Alisson Bruno Badiluk, professor da disciplina de Panificação, entende que o contato com profissionais da área é essencial para o desenvolvimento profissional dos alunos. “É isso que buscamos fazer em cada disciplina, trazer bons profissionais de destaque e referência no mercado para somar no aprendizado e vida profissional dos alunos”, complementou. 

Com a boa receptividade dos acadêmicos em relação às abordagens práticas, para o próximo semestre, novas aulas especiais serão proporcionadas a eles, de maneira a torná-los cada vez mais próximos do mercado.

Ver álbum completo