Notícias
UNIDEP

FADEP apoia triatleta pato-branquense que possui desempenho internacional

Compartilhe

Neste final de semana, Renata Barduco de Oliveira participará do Ironman Brasil Florianópolis 2019, o maior evento de triathlon da América Latina

A Faculdade de Pato Branco (FADEP) está apoiando a atleta pato-branquense Renata Barduco de Oliveira, triatleta que representará a região Sudoeste do Paraná no Ironman Brasil, que acontece neste domingo (26/05), em Florianópolis – reconhecido como o maior evento de triathlon da América Latina. Na FADEP, Renata tem acesso à infraestrutura, especialmente à piscina térmica semiolímpica, incentivo que representa um importante diferencial para o seu desempenho.

O número de Renata, na competição, é o 1194 e esta é a segunda vez que ela participa do Ironman Brasil Florianópolis. Para ela, o apoio ofertado pela FADEP oportuniza sua evolução no esporte. “O fornecimento da estrutura da FADEP para meus treinos de natação foi fundamental para a minha preparação. Toda a estrutura é excelente e eu não teria como treinar adequadamente para competições, uma vez que meus treinos são longos, de 3 mil a 5 mil metros, demandando bastante tempo de treino e utilização do espaço”, conta Renata.

No currículo, Renata soma participações em eventos esportivos nacionais e internacionais. No Ironman Brasil Florianópolis 2018, por exemplo, obteve a 22ª colocação, em sua primeira participação na competição. Participou, ainda, do Mundial de Triathlon – Categorias Sprint e Standard, realizado na cidade de Gold Coast, na Austrália, em setembro de 2018, oportunidade em que representou o Brasil na faixa etária dos 35 aos 39 anos de idade.

Com a participação no Ironman Brasil Florianópolis 2019, há a possibilidade de classificação para a final do Ironman, realizada no Havaí, em outubro deste ano. Renata treina para participar, ainda em 2019, do Ironman 70.3 São Paulo (novembro) e do Ironman Argentina South American Championship (dezembro). Renata possui como treinador o profissional de Educação Física, Pedro André Umbelino.

A coordenadora do Programa de Atendimento ao Discente (PADIS), Jaqueline Bernardi Ferreira, destaca a postura da FADEP ao incentivar atletas locais. “Esta é uma política de relacionamento e fortalecimento de vínculos que temos com a comunidade externa, em que atendemos não somente alunos e egressos, mas, dentro das nossas condições, recebemos ideias, projetos, atletas, enfim, acolhemos e incentivamos pessoas que fazem a diferença em nossa sociedade”, pontua.  

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP.


Ver álbum completo