17/7/2018
Compartilhe
Na segunda e terça-feira, dos dias 09 e 10, o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (FADEP) viveu a concretude de mais um Projeto Integrado, atividade interdisciplinar que envolve todos os docentes, em um trabalho desenvolvido com o 5º período. As socializações dos trabalhos contaram com a presença de empresários, familiares e acadêmicos de outros períodos do curso.
No Projeto Integrado, os acadêmicos criaram campanhas completas, para clientes e demandas reais, além de desenvolverem todo o planejamento de mídia e veiculação. “O projeto integrado multidisciplinar do 5º período é um momento muito enriquecedor para a formação acadêmica com o viés prático de mercado. Seu grande objetivo é estimular a vivência de mercado ao acadêmico, proporcionando uma experiência integrada em todas as áreas de atuação de uma campanha publicitária”, explica o professor Everton Lozáppio, responsável pela coordenação do projeto, dentro da disciplina de Mídia.
O momento, que reúne aprendizado e prática, também contribui no amadurecimento dos acadêmicos, que vivenciam diferentes perspectivas da profissão. “Os professores orientadores também são atuantes no mercado da comunicação, sendo este um dos pontos fortes do curso, que é a transversalidade da experiência acadêmica e prática”, pontua o professor Everton.
Aprendizado único, na prática
O grupo da acadêmica Maikelly Ribas atendeu uma rede de lojas de eletrodomésticos da região. “O projeto integrado foi a melhor fase vivida no curso, onde a teoria se tornou prática e fez com que nós, acadêmicos, despertássemos e amadurecêssemos para o que nos aguarda lá fora. Foram meses de pesquisa e planejamento, sem contar na troca de conhecimento com os professores. Com certeza sou muito feliz com o resultado que eu e minhas colegas tivemos”, contou.
No caso do grupo de Gabriela Linn de Miranda, o desafio foi desenvolver uma campanha para uma churrascaria de Pato Branco. “O Integrado nos mostrou o quanto já aprendemos e o quanto ainda podemos aprender, pois exigiu tudo de nós. Oportunizou uma realização enorme, que foi quando apresentamos e obtivemos um resultado muito positivo e construtivo. Elaborar uma campanha tão grande e manter contato direto com a empresa nos fez ver que isso é o que realmente queremos para o nosso futuro”, disse.
Para atender uma cafeteria e confeitaria de Francisco Beltrão, o grupo da aluna Ellen Luísa Luchtemberg precisou resgatar a história da empresa. “Foi desafiador. Mas, hoje, já com os trabalhos apresentados, podemos concluir que foi uma experiência incrível, uma verdadeira amostra da realidade, para conhecermos o nosso mercado de trabalho. Foi um período de muita construção, que trouxe aprendizados importantíssimos para nossa caminhada acadêmica e profissional”, pontuou.
O grupo de Leticia Lasarotto optou por uma empresa do ramo moveleiro de Itapejara d’ Oeste, que atua em diversos estados do País. “Tivemos a oportunidade de colocar em prática todo aprendizado que adquirimos até este semestre. Saber como será o mercado de trabalho é muito importante para a nossa formação, com a orientação dos professores aprendemos a lidar com as dificuldades e com o trabalho em equipe. Percebemos que a união é essencial para a realização de um bom trabalho. Foi uma experiência incrível e satisfatória”, frisou.
Já o grupo de Geovane Gonçalves desenvolveu uma campanha para uma empresa do ramo de máquinas e implementos agrícolas. “Fizemos um vídeo testemunhal, em que pai e filho contaram a história que possuem com a marca do nosso cliente. Corremos contra o tempo para criar as peças da campanha, em que tivemos um crescimento intelectual imensurável. Essa experiência nos deixou mais maduros em relação ao mundo da comunicação, pois fizemos na pratica aquilo que tanto estudamos em teorias”, completou.
Momento interdisciplinar
Neste semestre, o Projeto Integrado envolveu as disciplinas de Mídia, ministrada pelo professor Everton Lozáppio, Produção Publicitária em TV, do professor Gelson Barbosa, Redação para Web, da professora Jozieli Cardenal, Redação Publicitária III, do professor João Faccio e Portfólio, do professor Samuel Krutsch Junior.
Matéria: Jozieli Cardenal
Fotos: Jonatas Caldato