Notícias
UNIDEP

Direção apresenta planejamento institucional de preparação ao Enade a coordenadores e gestores

Compartilhe

Na tarde da última terça-feira (12), a direção da Fadep apresentou aos coordenadores de seus cursos de graduação o planejamento institucional de preparação ao Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, para o ciclo 2018, 2019 e 2020. O objetivo do planejamento, conforme explanado pelo Diretor Geral da Fadep, Professor Eliseu Miguel Bertelli, é qualificar o processo de ensino e aprendizagem, propiciando aos acadêmicos da Fadep melhores condições de desempenho no Enade. Para tanto, a instituição estabeleceu um cronograma composto de 18 ações, estabelecidas a partir de um trabalho realizado com a participação de vários setores da instituição.

Para a Diretora Acadêmica da Fadep, professora Ornella Bertuol, o fato do planejamento resultar de um trabalho realizado com a participação de representantes de diferentes setores e órgãos da instituição, dá ao relatório final uma maior consistência no que diz respeito à realização dos objetivos propostos. “A ideia é, a partir dos objetivos propostos, termos um conjunto de ações institucionais básicas, com cada curso podendo realizar ações específicas, como forma de potencializar os resultados pretendidos”, complementa a gestora. Para ela, é importante deixar claro que o objetivo do planejamento não é preparar o aluno especificamente para a realização da provas do Enade, mas sim qualificar o processo de ensino-aprendizagem, para que, a partir de uma formação acadêmica sólida e de excelente qualidade, o bom desempenho no exame seja apenas uma consequência de todo o processo. “Embora não possamos desconsiderar a realização do Enade pelos nossos acadêmicos, a intenção é fazer com que os bons resultados colhidos, que servirão para atestar a qualidade da instituição em sua revalidação junto ao Ministério da Educação, seja apenas uma consequência do trabalho desenvolvido em sala de aula”, ressalta.

O mesmo entendimento tem o Diretor Geral da Fadep, Professor Eliseu Bertelli, para quem é fundamental que, a partir da realização dos objetivos propostos aos coordenadores e gestores da Fadep, os acadêmicos da instituição percebam a importância de participar do Enade, de maneira a fazerem a prova de maneira consciente, permitindo que seus cursos de origem tenham uma avaliação cada vez mais positiva. “A possibilidade de apresentar, analisar e discutir o planejamento item a item, o que fizemos com a participação efetiva de todos nossos coordenadores, nos dá a certeza que, a partir da realização dos objetivos propostos no documento, que prevê ainda os responsáveis e os prazos a serem observados em relação a cada uma das ações, teremos um excelente resultado no Enade”. Assim como a Diretora Acadêmica da Fadep, Eliseu também concorda, no entanto, que o bom resultado no exame deverá ser uma decorrência natural do trabalho desenvolvido permanentemente com os acadêmicos.

No Ciclo 2018, dentre as graduações e tecnólogos ofertados pela Fadep, o Enade avaliará os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Direito, Gastronomia e Psicologia.

Ver álbum completo