31/5/2019
Compartilhe
Congresso regional acontece de 20 a 22 de junho, em Porto Alegre (RS), e configura-se como um dos principais eventos acadêmicos da área de Comunicação do país
O curso de Publicidade de Propaganda da Faculdade de Pato Branco (FADEP) possui 10 artigos aprovados e que serão apresentados no XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Intercom Sul 2019, que será realizado de 20 a 22 de junho, na UniRitter – Centro Universitário Ritter dos Reis, em Porto Alegre (RS). Este é um dos principais eventos acadêmicos da área de Comunicação do país. A mobilização existente, em prol da produção de pesquisas interdisciplinares, está oportunizando a criação de um núcleo de iniciação científica específico, voltado para docentes, acadêmicos e egressos do curso.
O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP, Claudio Müller, enaltece o desempenho dos docentes e alunos, bem como o engajamento voltado à pesquisa acadêmica. “Estamos nos estruturando para implantar o Núcleo de Iniciação Científica de PP, o que também acompanha o momento pelo qual a FADEP vivencia, de transformação em Centro Universitário. O número expressivo de trabalhos aprovados e submetidos representa o compromisso com a construção do conhecimento e oportuniza novas experiências aos nossos alunos”, enfatiza.
A professora Ma. Jozieli Cardenal apresentará o artigo “Imprensa Alternativa e Contracultura: A Mediação Social do Pasquim na Ditadura Militar”, resultado de pesquisas que desenvolve desde a graduação. Juntamente com o professor Gelson Barbosa, ela realizou o estudo "Aprendizagem Ativa no Desenvolvimento de Aplicativos Sociais: a Interdisciplinaridade no Curso de Publicidade e Propaganda da FADEP”, um relato de caso a partir de experiências vividas pelos docentes à frente das disciplinas de Projeto Experimental I e II. O professor João Faccio, mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apresentará o artigo “A Violência Comum Entre Ex-cêntricos: sob “A Coleira do Cão” e ‘Amores Perros’”, que tem como co-autor o professor Dr. Wellington Ricardo Fioruci, da UTFPR-Câmpus Pato Branco.
Participação expressiva dos alunos
No total, sob orientação da professora Jozieli, foram sete artigos aprovados, a partir das disciplinas de Semiótica e Projeto Experimental I. No 3º período, os acadêmicos desenvolveram análises comparatistas de capas de revistas nacionais, buscando identificar mudanças discursivas e transformações sociais. Como resultado, os artigos aprovados, a partir dessa proposta, foram: “O Papel dos Signos na Mudança do Discurso Social: Uma Análise Semiótica Sobre a Função da Figura Feminina em Capas da Revista Elle Brasil”, de autoria das acadêmicas Alana Oliveira e Natalia Festinalli, do 3º período; “Da Dúvida à Tendência: Uma Análise Semiótica Sobre o Veganismo no Brasil”, de autoria dos acadêmicos Luana Donel, Matheus Rissardi e Mateus Mazzetti, do 3º período; “Da Saúde à Política: Semiologia Aplicada Para Críticas Implícitas em Revistas”, de autoria dos acadêmicos Gabriel Chiarani Bernardi, Peterson Elias Ferreira dos Santos, Rogerio Argenton Sabbi e Stacy Naomi Onomichi, do 3º período.
Com o 5º e 7º períodos, também na disciplina de Semiótica, foi proposto o processo de criação e análise de Histórias em Quadrinhos, de autoria dos próprios alunos, cuja concepção e defesa acompanhou os conteúdos estudados em sala de aula. Nesse sentido, os trabalhos submetidos e aprovados, foram: “Criação e Análise Semiótica da História em Quadrinhos ´Heróis Invisíveis´: o Olhar Social da Publicidade e Propaganda”, de autoria dos acadêmicos Amanda Hagnes Bortoli Fernandes, Laraíne Hwang do Nascimento, Alan Eduardo Winkoski e Cristiane Fernanda Dorigon, do 5º período; “Aos Seus Olhos: a Semiótica Inserida no Processo de Criação e Análise de Uma História em Quadrinhos Enquanto Mediadora de Reflexões Sociais”, de autoria de Bruna Aparecida Alves de Oliveira, Daniele Facciocchi, Douglas Maciel Prestes e Felipe Motohiro Bando, do 5º período; “Análise e Criação Semiótica de História em Quadrinhos: a Guerra Infinita Pela Busca da Equidade Entre os Gêneros”, de autoria das acadêmicas Fernanda Zancanaro, Maikelly Ribas Kurpel e Mariah de Oliveira Davila, acadêmicas do 7º período.
Em 2018, Fernanda Zancanaro, Maikelly Ribas Kurpel e Mariah de Oliveira Davila produziram o artigo “O Papel da Publicidade na Inclusão da Mulher em Profissões Predominantemente Masculinas: Um Estudo Sobre o Mercado de Trabalho da Área de Engenharia Civil na Cidade de Pato Branco (PR)”, na disciplina de Projeto Experimental I, ministrada pelos professores Gelson Barbosa e Jozieli Cardenal, qual também foi aprovado nesta edição do congresso regional.
No total, foram submetidos 11 trabalhos pelo curso de Publicidade e Propaganda da FADEP no Intercom Sul 2019, entre eles, esteve o trabalho de conclusão de curso das egressas Hélen Oriques e Mariane Mafessoni, que entrou na disputa da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Em 2018, elas criaram o protótipo do aplicativo social “Guaipeca”, voltado à adoção de cães e gatos. No momento, o projeto está sendo desenvolvido pelo curso de Engenharia de Software, o que configura-se como uma ação intercursos.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP
Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.