Notícias
UNIDEP

Curso de Medicina realiza atividades e avaliações com alunos da Unati

Compartilhe

Com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI, programa institucional desenvolvido na Fadep desde 2001, o curso de Medicina, através de seus professores e acadêmicos, vem realizando uma série de atividades voltadas para orientações em relação a temas como alimentação saudável, atividade física na 3ª idade e cuidados com a saúde. Nesse sentido, durante o mês de abril, os professores e acadêmicos de Medicina realizaram oito encontros com as turmas da Unati, priorizando a apresentação e o desenvolvimento de temáticas que não fazem parte do dia a dia dos alunos.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina, Professora Drª. Ivone da Silva Duarte, o trabalho desenvolvido junto à Unati surgiu a partir da parceria existente entre o curso e o Município de Pato Branco, e que resulta em atividades realizadas junto às Unidades Básicas de Saúde do Município. “Como já temos essa parceria, e considerando que o tema do curso de medicina neste semestre é risco cardiovascular, pauta que também está na agenda da Secretaria de Saúde de Pato Branco, resolvemos, ao invés de fazer apenas uma palestra, adotar a Unati por um mês, com palestras e atividades relacionadas à saúde na terceira idade”, destaca Ivone. Como a área médica está diretamente relacionada à qualidade de vida daqueles que já chegaram a essa fase da vida, a participação dos profissionais e acadêmicos do curso acabou sendo ampliada, na medida em que todos os alunos da Unati passarão por uma avaliação cardiovascular, cujo objetivo principal é identificar possíveis riscos à saúde de cada um dos avaliados.

O acompanhamento dos idosos participantes do projeto prosseguirá até o próximo mês de junho, período no qual os atendimentos, sob a supervisão de um professor responsável, serão realizados pelos acadêmicos do curso de medicina. A outra boa notícia, conforme informou a Professora Ivone Duarte, é que, como o número de vagas disponíveis para as avaliações cardiovasculares excedem ao número de alunos da Unati, as avaliações serão oferecidas também para a comunidade externa. “Como temos mais vagas do que o número de idosos, estamos abrindo os exames oferecidos à comunidade em geral. Nesse aspecto, as entidades de Pato Branco e região que atendam a idosos, poderão entrar em contato para agendar exames”, ressalta a coordenadora.

As atividades realizadas junto à Unati pelos acadêmicos e professores do curso de Medicina, vem ao encontro da proposta multidisciplinar do projeto, que, conforme sua coordenadora, Professora Tânia Bertelli, visa oferecer mais qualidade de vida a partir de atividades desenvolvidas pelos diferentes cursos das instituição. Para ela, “a chegada do curso de Medicina às atividades desenvolvidas na Unati vem a reforçar nossa proposta principal no projeto, que é a manutenção da qualidade de vida para os idosos. Nesse aspecto, a contribuição dos professores e acadêmicos de Medicina será de grande importância, visto que serão trabalhados conceitos e procedimentos fundamentais para que nossos alunos continuem a manter-se em atividade”.

Os atendimentos e avaliações para a comunidade externa, que serão realizados às quartas e quintas-feiras pela manhã, poderão ser agendados pelo telefone (46) 3220-3078, nos períodos tarde e noite.

Ver álbum completo