25/4/2018
Compartilhe
Trazer a realidade do mercado para dentro de seus cursos sempre foi um dos compromissos da Fadep com seus acadêmicos. Com esse propósito, desde 2016 o curso de Gastronomia mantém uma estreita relação com o Grupo Vibra, referência em relação à avicultura no Brasil e no mercado externo. A mais recente atividade desta parceria foi a realização de uma análise sensorial, que complementou o treinamento ministrado pela Professora Drª. Liris Kindlein, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a colaboradores do Sistema de Inspeção Federal – SIFE, da produção do abatedouro e do fomento de frangos de corte da Vibra, com o objetivo de apresentar questões relacionadas à miopatia peitoral em frangos de corte, condição que causa o endurecimento dos filés de peito das aves quando crus, porém sem riscos para a saúde pública, por não ter o envolvimento de patógenos.
Após trabalhadas as questões técnicas sobre o tema, foi realizada uma análise sensorial dos produtos, na qual os participantes do workshop puderam degustar uma série de pratos preparados com os peitos de frango analisados. Os pratos servidos, elaborados pela da Professora e Chef Naiara Masiero, auxiliada por acadêmicos do 3º e 5º períodos do curso de Gastronomia da Fadep, foram analisados a partir de sua suculência, apresentação, elaboração e sabor, com o propósito de saber se estavam aptos ao consumo, principalmente no que diz respeito a verificar se o consumidor final conseguiria identificar alguma alteração nos produtos, após seu cozimento.
Para a Coordenadora do curso de Gastronomia, Professora Flávia Gnoatto, o evento, realizado no Laboratório de Gastronomia e Eventos da Fadep, demonstra o compromisso da instituição com propiciar um elo permanente entre seus cursos e o mercado. Já na avaliação de Roberta Scarton, Coordenadora de Fomento da Vibra, “o evento foi muito bem organizado, com tudo funcionando conforme o programado, proporcionando grande oportunidade de aprendizado para os colabores do Grupo Vibra”.