1/8/2018
Compartilhe
Motivado pela boa participação da Fadep nos Jogos Universitários Estaduais realizados em Maringá durante o mês de julho, o coordenador do curso de Educação Física da Fadep, professor Joel Oliveira de Souza, colocou entre as prioridades para o próximo semestre a instituição de um programa permanente de preparação dos acadêmicos da instituição para a participação em competições universitárias. Segundo ele, a pioneira participação de atletas da Fadep nos Jogos Universitários foi muito bem recebida pelos acadêmicos que fizeram parte da delegação que disputou as modalidades de futsal masculino e feminino, vôlei masculino e atletismo. “Tivemos um retorno muito positivo de todos que lá estiveram, principalmente por que viram que temos condições de competir em pé de igualdade com as demais instituições do Paraná”, ressaltou Joel, lembrando ainda que a experiência serviu para mostrar que o curso de Educação Física da Fadep oferece uma formação de ótima qualidade, “no mesmo nível das boas faculdades de Educação Física que lá estavam”, disse ele.
Pedido dos acadêmicos
A participação nos Jogos Universitários deste ano foi, aliás, um pedido dos próprios acadêmicos. Pedido feito, a coordenação do curso tratou de imediatamente obter a anuência da direção da Fadep, que tratou de dar todo o apoio necessário aos atletas e professores envolvidos no projeto. Para uma primeira participação, na avaliação do coordenador do curso, os resultados foram excelentes, com o futsal passando para a segunda fase, na qual foi eliminado por que teve a infelicidade de já no primeiro jogo enfrentar a forte equipe da UEM, que, ao final sagrou-se campeã da modalidade. Os acadêmicos da Fadep também marcaram presença no futsal feminino e no voleibol masculino. O destaque, porém, ficou com o atleta Maycon Rosa, do 8º período de Educação Física Bacharelado, que, mesmo sem o tempo ideal de preparação, conquistou o 2º lugar nos 1.500 metros rasos e a quarta colocação nos 800 metros. Para o atleta, “foi muito bom e gratificante poder participar de uma competição em nível estadual, ainda mais representando nossa instituição”. Maycon acredita que nas próximas edições e competições, com um tempo maior de preparação, a Fadep poderá obter resultados ainda melhores, demarcando seu espaço nas competições em nível estadual.
Quem também vê com bons olhos a iniciativa da coordenação de Educação Física é o Diretor Geral da Fadep, Eliseu Bertelli, que a iniciativa tem dois objetivos bastante claros: Contribuir para a formação dos futuros profissionais de Educação Física e proporcionar o treinamento adequado para que os alunos dos diferentes cursos da Fadep desenvolvam suas habilidades esportivas para futuras participações em competições de cunho universitário. Eliseu ainda destaca a experiência de participar dos jogos universitários como algo de grande relevância, o que, para ele, permitiu com que os alunos da Fadep tivessem a oportunidade de conhecer a realidade de outras instituições, interagir com outros acadêmicos e, acima de tudo, mostrar suas habilidades esportivas nas modalidades nas quais competiram.
Sobre as aulas-treinamento, cujo objetivo será possibilitar com que, a partir de uma metodologia específica, preparar os acadêmicos dos diversos cursos da Fadep para a participação em competições em nível universitário, Joel explica que a intenção é envolver os alunos dos últimos semestres do curso de Educação Física, que, sob a orientação dos professores do curso, realizarão um programa de condicionamento e treinamentos em diversas modalidades, o que, em seu entender, possibilitará com que a Fadep possa obter melhores resultados não só nas modalidades disputadas nos Jogos Universitários do último mês de julho, como também em outros esportes.