17/7/2018
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A intenção inicial era achar uma forma criativa de envolver os alunos com a disciplina de Gastronomia das Américas, cujo foco, bastante abrangente, é o estudo e o preparo de pratos identificados com as gastronomias da América do Norte, América Central e América do Sul. Para isso, a titular da disciplina, Professora Nayara Masiero, propôs aos acadêmicos a realização, ao final da disciplina, de um concurso gastronômico, que, além de valer como segunda nota, também serviria para que os conhecimentos desenvolvidos ao longo do semestre pudessem ser, literalmente, colocados à mesa para serem avaliados por uma comissão julgadora.
Sobre a disciplina Gastronomia das Américas, Nayara destaca o fato de abordar aspectos teóricos e práticos de países de todo o continente, o que faz com que o conteúdo seja bastante extenso. “Para um melhor aproveitamento, a disciplina é dividida em três partes, nas quais trabalhamos, separadamente, as cozinhas da América do Norte, América Central, tanto na parte continental quanto insular, com ênfase nas preparações caribenhas, e América do Sul, onde, embora sejam trabalhados os demais países, enfatizamos a cozinha peruana e argentina, exatamente por serem as de maior expressão” ressalta.
Envolvimento e criatividade
O concurso gastronômico de encerramento da disciplina de Gastronomia das Américas incluiu a elaboração de um projeto teórico, onde os acadêmicos participantes tiveram de fazer uma releitura dos pratos clássicos estudados e preparados durante o semestre, em um processo onde foi exigido um planejamento operacional e estético do prato a ser preparado no dia da avaliação. Entre outras coisas, exigiu-se dos participantes a apresentação de um desenho do que seria submetido à banca avaliadora, que deveria estar acompanhado da justificativa técnica, sensorial e cultural do prato escolhido e do país estudado, além das fichas técnicas com espelho de custo, contendo a lista de compras necessárias ao preparo da releitura.
Entre os critérios utilizados para a avaliação das releituras elaboradas pelos acadêmicos, que avaliaram até mesmo a separação do lixo e as sobras dos ingredientes utilizados, destaque para o mise en place, ou seja, a forma com que os ingredientes e os elementos necessários para a elaboração do prato estavam montados, de forma a permitir a execução correta da receita proposta, bem como para o equilíbrio sensorial e a criatividade utilizada na elaboração do prato.
Como a escolha do país e do prato era livre, permitindo com que os acadêmicos tivessem a oportunidade de buscar inspiração em uma infinidade de gastronomias e pratos, a comissão de avaliação também buscou valorizou a coerência entre a proposta teórica previamente apresentada pelos alunos e o resultado final apresentado à banca.
A banca avaliadora foi formada pelos Professores Nayara Masiero, titular da disciplina de Gastronomia das Américas, Indiomara Baratto e Alisson Badiluk, além da empresária Júlia Dalla Valle e do Digital Influencer Guilherme Vilanova. Ao final, a dupla vencedora foi Aline Tesser e Alana Tesser, com o segundo lugar ficando com as acadêmicas Géssica Mizzo e Fabiana Miozzo, enquanto a terceira colocação ficou com Mayla Dourado e Keila Moreira. Na avaliação final da Professora Nayara Masiero, o resultado superou as expectativas, visto que todos os acadêmicos se mostraram bastante envolvidos com a disciplina e com a inovadora forma de avaliação, o que, em sua visão, proporcionou releituras bastante criativas das gastronomias estudadas durante o semestre.