Notícias
Medicina

Com investimentos do UNIDEP, Pato Branco terá novas unidades de saúde

Compartilhe

Os investimentos por parte do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) para estruturação da saúde pública de Pato Branco avançam. Além das obras do Complexo Municipal de Saúde de Pato Branco, da Central de Materiais Esterilizados e das melhorias no Ambulatório Municipal, estão previstas reformas em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Bairro Bortot, comunidade rural de São Caetano e Distrito de Nova Espero (São Roque do Chopim). Recentemente, ainda, a Prefeitura de Pato Branco anunciou a construção de uma nova UBS no Bairro Morumbi, também com recursos do UNIDEP.   

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Liliam Cristina Brandalise, esta será uma unidade de saúde com cerca de 380 metros quadrados, edificada nas proximidades da escola e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) existentes no bairro. “ A nova unidade poderá alocar duas equipes de saúde da família e duas equipes de saúde bucal, além de ter espaço, também, para equipe multiprofissional e para educação em saúde”, conta. 

A estruturação aprimora a atuação da Secretaria de Saúde junto aos bairros de Pato Branco. “A UBS existente no bairro Morumbi, hoje, é uma das mais antigas que temos e possui dimensão pequena, além de problemas estruturais, tanto da unidade quanto no terreno, o que inviabiliza uma reforma. Com uma nova e ampla unidade, a oferta de serviços à população será potencializada, com condições mais adequadas para equipes de saúde e pacientes, bem como para os acadêmicos do UNIDEP que atuam no local”, avalia. 

A relação estabelecida entre UNIDEP e o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é disciplinada por meio do Comitê Gestor do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde) e consolida uma parceria construída desde o pleito do curso de Medicina para região. “Os recursos estabelecidos pela contrapartida do curso de Medicina são investidos na rede pública por meio de serviços, como é o caso das reformas e construções voltadas à melhoria de estruturas físicas”, pontua Liliam. 

Além dos investimentos em infraestrutura, o UNIDEP possui mais de 300 alunos do curso de Medicina inseridos em vários contextos de saúde pública, entre eles o Ambulatório Municipal e o Internato junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), hospitais e UBSs. “Dessa forma, Pato Branco vai ampliando sua rede de saúde, atenção primária e especializada, gerando maior oferta de serviços à população, o que vem ao encontro da formação de profissionais com percepção humanizada e voltada à saúde pública”, frisa a secretária. 

Liliam ressalta a importância da integração de acadêmicos e professores no Sistema Único de Saúde de Pato Branco. “Em toda a rede municipal de saúde, atualmente temos cerca de 920 alunos do UNIDEP, de diferentes cursos da Saúde, inseridos por meio de projetos de pesquisa, extensão, estágios e práticas de disciplinas. Com isso, os serviços de saúde evoluem pelas experiências educacionais, possibilitando um intercâmbio de saberes entre discentes, docentes e profissionais, de modo a contribuir para melhoria da qualidade da assistência à saúde para a população de Pato Branco”, completa. 

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destaca que a IES oferta mais de 5 mil atendimentos mensais em diversos cenários de saúde, por meio da atuação de alunos, professores e preceptores. “O UNIDEP atua ativamente na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida da população pato-branquense, e faz isso de forma multidisciplinar. Nosso compromisso com uma educação de excelência, perpassa uma formação humanizada e conectada às necessidades do contexto local e regional, por isso nos orgulhamos da presença expressiva da nossa comunidade acadêmica em diferentes realidades”, conclui. 

Além das obras de reforma, ampliação e novas instalações à rede pública de saúde de Pato Branco, a contrapartida do UNIDEP contempla, ainda, o pagamento de bolsas de residência médica, equipamentos e mobiliário das Unidades de Saúde e capacitação dos profissionais servidores da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é oferecer à população de Pato Branco acesso integral à saúde unindo ensino, saúde e comunidade. 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Rodinei Santos, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco

Contato: [email protected]

Ver álbum completo