Notícias
UNIDEP

Alunos de Administração de Marketing realizam teste cego e resultados surpreendem

Compartilhe

Alguma vez você já parou para analisar se o tal sabão em pó que, como diz o anúncio, lava mais branco, realmente cumpre com o que promete? Ou então se aquela famosa palha de aço tem as tais mil e uma utilidades que apregoa? No caso do sabão em pó, uma das mais importantes escolas de marketing e negócios do Brasil resolveu conferir, e, através de um teste cego, chegou à conclusão que o slogan era apenas um slogan. Testes cegos, a propósito, são uma das mais eficazes técnicas disponíveis para profissionais de marketing quando o objetivo é medir o grau de racionalidade de nossas escolhas, e os resultados, geralmente, mostram que compramos e consumimos guiados muito mais pela emoção do que por qualquer outra coisa.

Sabendo disso, os acadêmicos da disciplina de Administração de Marketing II, do curso de Administração da Fadep, sob a orientação e supervisão do professor Guilherme Wittmann, realizaram um teste cego com o objetivo de analisar diferentes marcas de sucos vendidas na região. A partir de uma metodologia que garante o máximo de imparcialidade em relação às amostras degustadas, os resultados foram surpreendentes, revelando que os produtos analisados como mais saborosos e de melhores características não correspondiam à marca de preferência dos participantes. Para o coordenador da atividade, isso revela que nós, enquanto consumidores, somos mais impactados pela imagem de marca e pelas embalagens do que por fatores racionais. Para ele, “ao realizar o teste cego, onde os alunos experimentaram diversas marcas de sucos, percebeu-se que, muitas vezes, a imagem que se tem a relação a determinadas marcas se dá muito mais por força de outros fatores, que não o sabor do produto”.

Pesquisa e desenvolvimento

Com base nos resultados aferidos no teste cego, os acadêmicos foram desafiados a lançar um produto da mesma natureza dos produtos avaliados, a fim de que ele fosse lançado na região sudoeste do Paraná. Para tanto, desenvolveram toda a estratégia de marketing, baseada na clássica teoria dos 4Ps, no comportamento do público-alvo nas redes sociais, nas influências comportamentais e do ponto de venda. O resultado prático, que incluiu ações de marketing, merchandising no PDV, material de divulgação, como spots de rádio e outdoors, culminou com o desenvolvimento das embalagens e de um suco de manga, pronto para ser colocado no mercado.


A atividade, cujo resultado foi avaliado pelo professor Guilherme como muito satisfatório e prazeroso, possibilitou com que os acadêmicos, a partir do conteúdo da pesquisa de marketing, tema fundamental para profissionais de administração, utilizassem os conteúdos trabalhados em sala de aula para promover os produtos criados, mesmo que fictícios. A atividade, conforme destaca Guilherme, fez uso de uma metodologia ativa de ensino, possibilitando com que os acadêmicos fossem protagonistas do processo de produção do conhecimento. “Ao desafiar os acadêmicos para que, logo após a realização do teste cego, fosse desenvolvido algum produto alternativo, capaz de concentrar os pontos positivos percebidos na degustação, tivemos a oportunidade de trabalhar uma série de conceitos apresentados a eles ao longo da disciplina”, concluiu.


Ver álbum completo