Recentemente, 22 acadêmicos e docentes do curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) foram classificados e aprovados no concurso público da Prefeitura de Pato Branco para a Secretaria Municipal de Saúde. O concurso, que também contemplou vagas para a Secretaria Municipal de Educação e outras áreas da municipalidade, aconteceu no dia 15 de maio. O primeiro lugar para médico no regime de 40 horas também foi conquistado pelo UNIDEP: pela aluna Roselene Da Cruz Baseggio, do 11º período.
Roselene evidencia a experiência e o sentimento de ser aprovada em um concurso público para o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda durante a graduação. “É muito recompensador e confortante saber que, apesar de todas as dificuldades vivenciadas durante a formação, pois é uma jornada que exige muita dedicação, estou no caminho certo para uma formação profissional capacitada”, conta.
Para Sarha Feldberg Ritter, acadêmica do 11º período e que ficou em 9º lugar para o cargo de médico 20 horas, a oportunidade de prestar o concurso ainda na faculdade, vivendo a prática da profissão no dia a dia do curso, lhe preparou para experiências futuras. “Os conhecimentos teóricos, aliados a todas as vivências práticas desde o início do curso, foram fundamentais para minha aprovação e de vários outros colegas. No curso, temos contato com o SUS desde o início da graduação, somos inseridos nos hospitais e nas unidades de saúde, o que nos permite conhecer o funcionamento das redes. Quando me formar pretendo trabalhar na rede pública, buscando ajudar a população”, ressalta.
O desempenho dos estudantes do curso de Medicina demonstra a qualificação profissional e acadêmica proposta pela Instituição. “O UNIDEP disponibiliza plataformas de ensino como a UpToDate, Medcel e Whitebook que auxiliam na educação médica. Além do mais, a metodologia do Internato, com os professores ao nosso lado, prontos para discutir casos clínicos e tirar dúvidas, são momentos de importante auxílio em nossa formação”, frisa a acadêmica Amanda Bruna Sabadin, do 11° período de Medicina, que ficou em 16º lugar no concurso para médico 20 horas.
Incentivar experiências e desafios
Para o coordenador do curso de Medicina do UNIDEP, professor Vilson Geraldo de Campos, o engajamento dos estudantes no concurso público demonstra o compromisso em atender as necessidades da região. “Vejo que o UNIDEP vem cumprindo com êxito o seu papel de apoio à saúde da população de Pato Branco e da Sétima Regional. A participação e a aprovação dos nossos alunos no concurso público do município evidencia o benefício de termos o curso de Medicina na cidade. Assim, temos a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas, formando ótimos profissionais, aptos para atuarem na saúde da região”, destaca o professor, que também foi aprovado para o cargo de 20 horas.
Vilson explica que o concurso possui vagas para médicos sem a necessidade de especialização, portanto, assim que formados, os acadêmicos do UNIDEP estão aptos para ocuparem as vagas na medida em que forem chamados pela Secretaria Municipal de Saúde. “Ter tantos alunos aprovados e classificados, ainda sem concluir a graduação, é uma sensação maravilhosa. São estudantes que já estão se destacando nos concursos da região, muitos deles aprovados, o que demonstra que estamos no caminho certo para a formação dos nossos médicos. Isso nos enche de orgulho”, avalia.
Desempenho do UNIDEP
Para o cargo médico de 20 horas, foram aprovados os professores do curso de Medicina: Susane Marafon, Haiana Lopes Cavalheiro e Vilson Geraldo de Campos. Para este mesmo cargo, os cinco acadêmicos classificados foram: Sarha Feldberg Ritter (11° período, 9º lugar), Amanda Bruna Sabadin (11° período, 16º lugar), Aryane Dos Reis (10° período, 17º lugar), Mayara Lazzarini Tocchetto (7° período, 20º lugar) e Lucas Haddefer (11° período, 34º lugar).
Para o cargo de 40 horas, foram 14 acadêmicos classificados, sendo eles: Roselene da Cruz Baseggio (11° período, 1º lugar), Sergio Ricardo Severo Posser (11° período, 4º lugar), Agnaldo Fernandes (11° período, 9º lugar), Alessandra Cristina de Souza Lorenco Lima (10° período, 11º lugar), Cesar Augusto Volpato (11° período, 18º lugar), Andrea Franz Todescato (11° período, 20º lugar), Any Thais Colecha (11° período, 24º lugar), Juliana Girotto de Oliveira (11° período, 25º lugar), Maria Carolina Kobel Vellozo (11° período, 26º lugar), Larissa Cattuso Casagrande (10° período, 27º lugar), Thayna Caroline Casagrande (6° período, 44º lugar), Isadora Martignomi (10° período, 51º lugar), Bruna Gustman (10° período, 52º lugar) e Lilian Meneguzzo (10° período, lista de espera).
------------
Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]