18/4/2018
Compartilhe
Sob a supervisão da Professora Anelícia Consoli, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Fadep, professores e acadêmicos dos Estágios Supervisionado I e III estiveram no Fórum de Pato Branco para acompanhar audiências de conciliação e mediação do Cejusc - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Os professores e acadêmicos foram recebidos pela conciliadora Danieli Godoy, que conduziu as audiências assistidas pelo grupo.
Integrante do grupo, a acadêmica Amanda Tavares, aluna do 7º período do curso de Direito, entende que a participação em audiências é fundamental para vivenciar a teoria trabalhada em aula na prática. Para ela, “participar da audiência de conciliação referente a uma ação revisional de alimentos foi importante para o nosso conhecimento e aprendizado”. A opinião de Amanda é compartilhada por Michelly Prusch, também do 7º período, para quem a participação em audiências permite visualizar na prática assuntos cujas doutrinas já foram anteriormente trabalhadas em sala de aula. “Vivenciamos na prática um dos assuntos mais pertinentes ao direito de família, no caso uma ação revisional de alimentos, tema do qual já tínhamos conhecimento teórico”, destacou a acadêmica.
Por sua vez, a professora Anelícia Consoli, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Fadep, entende que a participação dos acadêmicos nas audiências do Cejusc, ainda que na condição de ouvintes, permite com que, ainda durante o curso, seja desenvolvida a consciência dos futuros operadores do Direito em relação a um judiciário célere e, portanto, mais justo. “Como o objetivo do Cejusc é a solução dos processos a partir da composição entre as partes, um de nossos objetivos nas audiências é mostrar aos nossos acadêmicos a importância do trabalho do conciliador no que diz respeito a conscientizar as partes sobre as vantagens de um acordo ainda na fase inicial do processo, evitando que as demandas se prolonguem desnecessariamente durante anos, o que só serve para acumular custos e gerar desgastes pessoais”, completou a coordenadora do NPJ.
As atividades voltadas para promover vivências práticas aos acadêmicos vão, porém, muito além da participação dos alunos, na condição de ouvintes, das audiências do Cejusc. “Além de acompanhar as audiências, onde o processo de mediação e conciliação é conduzido por um conciliador, trabalhamos aqui mesmo no Núcleo de Prática Jurídica, o que denominamos de Cejusc Pré-processual, onde a mediação e a conciliação são conduzidas por nossos acadêmicos. Nesse caso, o Juiz só homologa os acordos realizados no NPJ”, lembra a professora Anelícia. Embora não haja um cronograma regular de visitas às audiências do Cejusc no Fórum de Pato Branco, o objetivo é fazer com que os acadêmicos assistam, no mínimo, a uma audiência por semestre.