às 21:10:00

Cerca de 700 alunos participam da Maratona do Conhecimento

Colégios da rede pública e privada de Pato Branco e região participam do programa de ensino-aprendizagem do UNIDEP

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) mantém o seu programa de ensino-aprendizagem nos colégios da rede pública e privada de Pato Branco e região. Neste ano, a Maratona do Conhecimento UNIDEP possui o tema “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, e busca contribuir com o desenvolvimento social a partir da mobilização de estudantes e docentes do Ensino Médio. Ao todo, cerca de 15 colégios estão participando do programa, que terá sua etapa final realizada no UNIDEP na primeira semana de novembro.

A Maratona do Conhecimento UNIDEP 2022 baseia-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. Assim, as equipes compostas por alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, que estão devidamente inscritas no programa, desenvolvem soluções criativas e inovadoras para tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Os desafios estão ligados às áreas da saúde, qualidade de vida e bem-estar da população. Para tanto, cada colégio participante recebe seis oficinas, ministradas por docentes do UNIDEP. São elas: arduino, criatividade, dinâmica de grupo e soft skills, sustentabilidade e futuro, responsabilidade social e preparação de pitches.

“Por meio do programa, o UNIDEP busca estimular a cooperação e a interação entre os colégios. Dessa forma, a junção entre ciência, tecnologia e inovação é fundamental para a elaboração e o desenvolvimento de soluções realmente aplicáveis aos desafios da sociedade atual”, explica o professor Me. Ronaldo Bieber, coordenador de Relacionamento do UNIDEP.

Toda a trilha da Maratona do Conhecimento é composta por metodologias ativas de aprendizagem. Os conteúdos abordados também integram a Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Universo UNIDEP

A Maratona do Conhecimento integra o Universo UNIDEP: um storytelling distópico protagonizado por um cientista do futuro que consegue se comunicar com os habitantes da Terra, cuja interação e troca de “cápsulas do conhecimento” contribuem para mudar a realidade de quem está em 2072, no Planeta Conhecimento. Nessa jornada criada especialmente para o programa, os participantes tornam-se “jovens cientistas” e são instigados a construir conhecimentos, por meio de diferentes áreas dos cursos de graduação da IES.

Isso porque os participantes recebem conteúdos de coordenadores de Cursos da IES, que enviam essas “cápsulas” e informam a população – do presente e do futuro – sobre características e metas do ODS 11. O projeto envolve 33 escolas e cerca de 1 mil alunos do 3º ano do Ensino Médio.

A iniciativa levou totens interativos aos colégios participantes, que tornaram-se “máquinas do tempo”. A partir deles, as cápsulas do conhecimento compartilham conteúdos e lançam desafios. Quanto maior for a participação, maiores as chances de ajudar quem está no futuro e, sobretudo, de cuidar do planeta Terra no presente.

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski e Lucas Calixto, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: