às 18:15:00

Alunos de Medicina realizam Teste de Progresso

Aplicado simultaneamente em 29 cidades brasileiras, a avaliação apresenta um diagnóstico sobre a formação dos estudantes de Medicina

O curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) vivenciou nesta quarta-feira (21/09), a aplicação do Teste de Progresso do Consórcio Centro-Oeste, ocorrido simultaneamente em 29 cidades, distribuídas em 37 escolas de todas as regiões do Brasil. A avaliação situa o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizagem e permite à instituição realizar o diagnóstico de sua estrutura curricular.

O coordenador do curso de Medicina do UNIDEP, professor Vilson Geraldo de Campos, explica que o Teste de Progresso pode ser utilizado pelos órgãos colegiados competentes para análise de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas, auxiliando, ainda, no desenvolvimento docente na aplicação de provas e avaliação de resultados.

“O teste foi introduzido nos cursos de Medicina na década de 1970 pela Kansas City Medical School da Universidade de Missouri (EUA) e pela então University of Limburg, hoje Universidade de Maastricht, na Holanda. Desde então, várias outras escolas médicas passaram a utilizar esse método de avaliação de forma isolada ou em avaliação extra”, conta o professor.

Ele ressalta que diversas Instituições de Ensino Superior do mundo utilizam essa metodologia de avaliação e que hospitais renomados incluíram a participação no Teste de Progresso na análise curricular para entrada nos programas de residência. “Fico muito feliz pelo UNIDEP fazer parte desse movimento e buscar o que temos de melhor na parte pedagógica, o que também acompanha a postura de excelência preconizada pela Afya Educacional”, completa Vilson. 

------------

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: