às 10:57:00

Aluna de Fisioterapia vence o Campeonato Sul-Americano de Futsal

Milena Agostinho é atleta do UNIDEP Futsal Pato Branco Feminino e faz parte da Seleção Brasileira Sub-20, que conquistou a taça no Campeonato Sul-Americano de Futsal Feminino

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) celebra a vitória da acadêmica do curso de Fisioterapia e atleta do UNIDEP Futsal Pato Branco Feminino, Milena Agostinho, na conquista da taça, pela Seleção Brasileira, no Campeonato Sul-Americano de Futsal Feminino Sub-20. A competição, promovida pela Conmebol, aconteceu de 02 a 10 de setembro, em Gramado (RS). Na final, a equipe brasileira venceu a Colômbia por 3 a 0.

Milena conta que começou no esporte em 2013, aos 10 anos. Na equipe pato-branquense, ela está desde o início da atual temporada. “Ser convocada para a Seleção Brasileira é uma experiência única, toda atleta sonha em representar o seu país. Ter competido e vencido foi algo inexplicável”, conta. Além do Sul-Americano, a atleta de 18 anos já soma outros títulos na sua carreira: foi campeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2019 e da Taça Brasil Sub-20 em 2021; e vice-campeã no Campeonato Estadual de Santa Catarina Sub-20 de 2020 e na Taça Brasil Sub-20 de 2022.

O UNIDEP oferta bolsas de estudos para as atletas do UNIDEP Futsal Pato Branco Feminino, auxiliando no desenvolvimento acadêmico e profissional, juntamente com o incentivo ao esporte. “O curso de Fisioterapia sempre foi minha escolha e quando conheci a Instituição, os professores, a infraestrutura e o ensino, fiquei apaixonada por tudo que oferecem. Uma hora minha carreira irá se encerrar e o que me garantirá um futuro e uma estabilidade financeiramente é a graduação”, ressalta Milena, que é bolsista da IES.

Atualmente, 10 atletas e integrantes da Comissão Técnica do UNIDEP Futsal Pato Branco Feminino estão sendo beneficiados com bolsas de estudos na Instituição, nos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. Segundo a treinadora do time e docente do curso de Educação Física do UNIDEP, professora Ma. Rafaela Nicolete, “as bolsas de estudos são primordiais para nossa equipe e a continuidade do projeto. As atletas escolhem fazer parte da equipe, já sabendo que terão um ensino de qualidade”, destaca.

A conquista do título e a representatividade exercida por Milena no Campeonato Sul-Americano evidenciam o desenvolvimento esportivo feminino que cresce na região. “Essa conquista é muito importante para a equipe de Pato Branco, pois abre portas para que outras atletas sejam vistas, aumentando a credibilidade de todo o trabalho que vem sendo realizado”, conta Rafaela.

Escolinhas

Além do trabalho realizado com a equipe de rendimento, atualmente o UNIDEP Futsal Pato Branco Feminino também desenvolve o projeto das Escolinhas de Futsal Feminino. Atualmente, são 10 escolinhas que atendem mais de 300 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos. Os treinos ocorrem no UNIDEP, no Ginásio Dolivar Lavarda, Colégio da Polícia Militar, Fundabem, APAE, Remanso da Pedreira, e nos bairros São Cristóvão, São João, Fraron e Planalto. O projeto é uma parceria com a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. 

Milena também deixa um recado especial para as meninas que estão nas escolinhas: “não desistam dos seus sonhos, tenham disciplina, trabalhem todos os dias para que eles se realizem e confiem em Deus que, tenho certeza, ele irá honrar o esforço de cada uma de vocês”, completa.

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Divulgação Conmebol

Contato: [email protected]


Fonte: